Fechar
Buscar no Site

Veja como ficará a obra da nova faixa viária da Avenida Daniel de La Touche, na Cohama

A Prefeitura de São Luís avança com a obra de intervenção viária da Avenida Daniel de La Touche, que tem por objetivo alargar a via, implementando uma quarta faixa para melhorar a fluidez do trânsito. Nesta terça-feira (16) foi iniciada mais uma etapa do projeto, que consiste no asfaltamento da nova extensão lateral, criada a partir da transposição do canteiro. Quando concluída, a intervenção desafogará os congestionamentos que se formam na região, principalmente em horários de pico. Os serviços, coordenados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e que integram o programa São Luís em Obras, fazem parte de um amplo pacote de obras que estão sendo executadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior na capital, em diferentes áreas.

A obra em curso, está sendo feita em cerca de 500 metros da Avenida Daniel de La Touche, na altura do Supermercado Mateus, próximo ao Elevado da Cohama, até a Rua do Aririzal, trecho onde o trânsito costuma ser mais intenso, sobretudo pelos retornos de quadra e conexões a regiões vizinhas existentes no perímetro.

“Essa é mais uma intervenção urbana com o objetivo de melhorar o tráfego e a qualidade de vida da população. A região é uma das que, historicamente, tem um grande fluxo de veículos nos horários considerados de pico. Ao longo de nossa gestão, temos trabalhado para melhorar o trânsito na capital e, neste sentido, realizamos intervenções em vários pontos da cidade para mudar essa realidade, com impactos positivos para todos”, pontuou o prefeito Edivaldo, lembrado que, ainda na região da Cohama a Prefeitura já realizou mudanças na configuração geométrica e implantação de nova sinalização na Rua do Aririzal, no ponto de encontro desta via com a Avenida Daniel de La Touche, um trecho onde havia constantes engarrafamentos.

Até esta quarta-feira (17), as equipes que atuam na obra da Avenida Daniel de La Touche prosseguirão com os serviços de asfaltamento, e, posteriormente, vão iniciar a construção do sistema de drenagem superficial e a limpeza do canteiro, para que se construa o meio-fio e as sarjetas, que ajudarão no escoamento das águas pluviais.

“Por determinação do prefeito Edivaldo,  iniciamos o asfaltamento na obra de intervenção de trânsito na Avenida Daniel de La Touche, no trecho que compreende do supermercado Mateus até a entrada do Aririzal, na Cohama. Alargamos a via para criar a quarta faixa que vai melhorar a trafegabilidade, garantindo a fluidez no trânsito dessa região”, reforçou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo.

Vale lembrar que o asfalto que está sendo implantando na quarta faixa partiu de um processo de imprimação, que consiste na aplicação de material asfáltico em estado líquido (tipo de betume), sobre a base que havia sido terraplanada, nivelada e compactada há uma semana, e que serve como substância de ligação e proporciona maior consistência à camada asfáltica que está sendo aplicada, do tipo Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ). Ademais, a obra já se encontra com 80% dos serviços concluídos e deve ser entregue em breve.

TRÁFEGO

A mudança na geometria do trânsito neste trecho vai proporcionar a criação de um cruzamento simples, duplicando o volume de tráfego sem engarrafar o trânsito, diminuindo o tempo de deslocamento dos veículos. Outra mudança será no conjunto semafórico. O equipamento atual será deslocado para um novo cruzamento que ficará à altura da Rua 24 (Rua da Caixa d’Água da Cohama).

As intervenções na Avenida Daniel de La Touche somam-se às demais ações promovidas nessa via e em outras da região, como a que foi realizada na Cohab, em um trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades do Supermercado Mateus e em outro da mesma avenida, nas proximidades do Hospital São Domingos.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O São Luís em Obras foi lançado pelo prefeito Edivaldo no início de agosto de 2019 e inclui obras de infraestrutura com pavimentação, macrodrenagem, construção de pontes, reforma e construção de mercados, requalificação de espaços públicos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação de logradouros na área central da cidade, entre muitas outras ações por toda a cidade. A iniciativa é a maior já empreendida na capital nas últimas décadas.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens