Fechar
Buscar no Site

VALE solicita reunião com diretoria do COMEFC

Após 86 dias do lançamento do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (COMEFC), a diretoria da VALE S.A resolveu iniciar diálogos com o consórcio. Através do Diretor de Logística, Zenaldo Oliveira, a empresa solicitou uma reunião, que foi realizada onetm (22), no escritório jurídico do COMEFC.

O motivo da reunião foi obter maiores informações acerca das reivindicações do consórcio. Além do Diretor de Logística da VALE, Zenaldo Oliveira, estiveram presentes na reunião, Marcelo Bastos, assessor jurídico da VALE; Leoncio Lima, Diretor Administrativo do COMEFC e Abdon Marinho, assessor jurídico do COMEFC.

Durante a reunião foram esclarecidas as propostas técnicas do consórcio. Como ação concreta, foi agendada para o próximo dia 31, uma nova reunião para que a VALE apresente sua contraproposta. O objetivo do consórcio é agendar uma reunião com o Presidente da mineradora, Murilo Ferreira, juntamente com os 23 prefeitos consorciados.

O consórcio luta para que a empresa inicie os pagamentos sociais e ambientais causados pela ação da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão. Em 30 anos, a empresa nunca compensou os municípios que estão nas piores colocações no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

As metas são: Recolhimento de tributos municipais; pagamentos de compensações socioeconômicas e ambientais; contribuição para o Fundo de Desenvolvimento Municipal – FDM, a ser criado em todos os municípios consorciados.

O COMEFC segue com sua agenda de audiências públicas, e estará na manhã desta sexta (26), no município de Monção. No mesmo dia, será a vez da cidade de Bom Jardim, sediar mais uma audiência do consórcio.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens