Fechar
Buscar no Site

Vacinação contra a influenza permanecerá com programação neste sábado em São Luís

A vacinação contra a influenza na capital maranhense, iniciada no dia 12 deste mês (segunda-feira) seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS) – terá continuidade neste sábado (17). Os 62 locais de vacinação vão funcionar das 8h ao meio-dia, para atender o público-alvo da campanha, por determinação da Prefeitura para que os pais possam levar seus filhos para serem imunizados.

A Semus reforça que no sábado (17), a vacinação contra a influenza será exclusiva para as crianças com 3 anos de idade. O cronograma de imunização das crianças, que começou no dia 12 com as que registram entre 6 meses e 1 ano de idade, prosseguirá até o dia 24 deste mês com a inclusão dos chamados retardatários, grupo formado por crianças cujos pais ou responsáveis perderam os prazos anteriores.

Nesta quarta-feira (14), a vacinação contra a influenza ocorreu normalmente e contemplou crianças com 1 ano de idade. A partir desta quinta-feira (15), serão vacinadas as crianças de 2 anos de idade. Na sexta-feira (16), novamente serão contempladas as crianças com 2 anos de idade.

A meta da Semus é vacinar 90% dos chamados grupos prioritários. Além das crianças entre seis meses e menores de 6 anos, estão no rol do público contemplado as gestantes, as puérperas, os povos indígenas, os trabalhadores da saúde, os idosos com 60 anos ou mais, os professores das escolas públicas e privadas, as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, as pessoas com deficiência permanente, além das forças de segurança e salvamento e forças armadas.

Além destes públicos, serão vacinados os caminhoneiros, os trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

O secretário de Saúde de São Luís, Joel Nunes, enfatiza a importância do cumprimento pelos pais, no caso das crianças, do chamamento para a imunização contra a influenza. “É importante estar atento aos dias específicos de vacinação. A população tem entendido nosso recado e sem dúvida a campanha ocorre com sucesso”, disse.

O calendário dos demais públicos (fora as crianças já contempladas) para imunização contra a influenza será divulgado nos próximos dias nas redes sociais da Prefeitura de São Luís e no site www.saoluis.ma.gov.br.

Cronograma

1° etapa

Dia 14: 1 ano

Dias 15 e 16: 2 anos

Dias 17 e 19: 3 anos

Dias 20 a 21: 4 anos

Dias 22 e 23: 5 anos

Dia 24: retardatários

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (Semus)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens