Fechar
Buscar no Site

Urgente! Doria anuncia que SP vai produzir vacina contra coronavírus

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quinta-feira, pelo Twitter, que o Estado vai produzir a vacina contra o novo coronavírus, por meio de parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório internacional Sinovac Biotech.

A pesquisa está sendo feita em parceria com um laboratório chinês e já está na terceira fase.

“Hoje é um dia histórico para a ciência no Brasil e em São Paulo”, escreveu. “Esta vacina é uma das que estão em estágio mais avançado em todo o mundo.” O governador acrescentou que divulgará hoje, às 12h30, detalhes desta nova vacina em entrevista coletiva.

Doria ainda garantiu que a vacina produzida no estado é uma das que estão em estágio mais avançado em todo o mundo. A parceria é com a empresa chinesa Sinovac Biotech.

A postagem é acompanhada de um vídeo no qual Doria aparece ao lado do presidente do Instituto, Dimas Tadeu Covas. Segundo Doria, o estudo está na terceira fase do processo, a última antes do registro – o que pode levar mais de um ano para ocorrer.

Vacina

A vacina da Sinovac Biotech já foi aprovada para testes clínicos na China. Ela usa uma versão do vírus inativado. Isso quer dizer que não há a presença do coronavírus Sars-Cov-2 vivo na solução, o que reduz os riscos deste tipo de imunização.

Vacinas inativadas são compostas pelo vírus morto ou por partes dele. Isso garante que ele não consiga se duplicar no sistema. É o mesmo princípio das vacinas contra a hepatite e a influenza (gripe).

Ela implanta uma espécie de memória celular responsável por ativar a imunidade de quem é vacinado. Quando entra em contato com o coronavírus ativo, o corpo já está preparado para induzir uma resposta imune.

Cientistas chineses chegaram à fase clínica de testes – ensaios em humanos – em outras três vacinas. Uma produzida por militares em colaboração com a CanSino Biologics, e mais duas desenvolvidas pela estatal China National Biotec.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens