Fechar
Buscar no Site

Uma polícia republicana

foto-1_divulgacao_ssp_14112016-coletiva-na-ssp-revela-circunstancias-no-homicidio-da-publicitaria-e-aponta-seu-cunhado-como-principal-suspeitoO Maranhão foi abalado nos últimos dias por um trágico crime, envolvendo famílias poderosas política e economicamente. Além das circunstâncias do crime, ainda a serem totalmente reveladas, um detalhe chamou atenção de todos. A eficiência e a transparência com que agiu a Policia. Delegados e peritos passaram a agir imediatamente e essa atuação foi decisiva para que provas não desaparecessem.

Em outros tempos, haveria medo e dúvida entre os policiais, que demorariam semanas a receber “autorização” para agir ou não. Logo teria aparecido uma determinação de “sigilo nas investigações”. E o caso se arrastaria, quem sabe até o esquecimento.

Os exemplos infelizmente são inúmeros. Casos que se tornaram tristemente célebres, como o do jovem Penha Brito, que só foi esclarecido décadas depois. E isso só ocorreu por causa da dedicação do pai da vítima.

O fato é que hoje temos uma Polícia profissional, que age com independência e que tem meios como o moderno Instituto de Genética Forense, recentemente inaugurado pelo governador Flávio Dino.

Vale lembrar: antes as provas técnicas demoravam meses porque eram feitas em laboratórios do Pará ou do Amapá, já que o Maranhão não oferecia aos peritos os equipamentos necessários ao seu trabalho. Temos, portanto, mais um sinal dos efeitos positivos que uma mudança política traz para toda a sociedade.

Parabéns à Polícia do Maranhão! E mais uma vez a nossa solidariedade às famílias diretamente atingidas por tão terrível tragédia.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens