Fechar
Buscar no Site

Luciano Leitoa atende reclamações no face e acompanha grupos de trabalho pelo Whats

Prefeito de Timon Luciano Leitoa (2)O político maranhense mais antenado nas redes sociais não é candidato nas próximas eleições, nem mora na capital do estado do Maranhão, que concentra a maior quantidade de usuários digitais. O político que tem mais seguidores no facebook é o prefeito de Timon, Luciano Leitoa (PSB), cuja página já ultrapassou os cem mil seguidores.

Para dar uma ideia de sua performance, a segunda página política mais acessada no Maranhão é a de Flávio Dino, que conta hoje em torno de 25.000 seguidores. E vale dizer que a página do prefeito de Timon ostenta índices de participação muito altos, o que significa que há de fato interação com os usuários.

A atuação do prefeito de Timon nas redes deve-se principalmente ao seu empenho pessoal como usuário e adepto do uso de novas tecnologias. Por isso, logo que assumiu o cargo de prefeito de Timon, criou uma Secretaria de Ciência e Tecnologia voltada para desbravar as possibilidades abertas com o desenvolvimento de projetos digitais. Uma das medidas em implantação é a oferta de redes wi-fi em praças públicas, abertas a todos os usuários. A Prefeitura estuda ainda o uso de aplicativo criado na Universidade Estadual do Piauí para acompanhamento de demandas públicas por usuários de smartphones.

“Não vejo as redes sociais apenas como uma ferramenta”, afirma Leitoa, “mas como um novo modelo de relação entre Governo e sociedade, um modelo horizontal, não hierárquico e baseado no diálogo e não na imposição de agendas”.

E diálogo é o que o prefeito tem buscado em sua fanpage, que foi desenvolvida como um canal de interação permanente. Lá o prefeito faz enquetes, como por exemplo para a população escolher o melhor modelo de ponto de ônibus, ou em que praças instalar as redes de wi-fi. Lá também o prefeito atende solicitações ou encaminha para as secretarias as demandas.

“Eu leio todos os comentários e respondo pessoalmente alguns”, afirma Leitoa que recentemente respondeu a uma internauta que queria saber se o concurso público para professores teria cartas marcadas. A resposta pronta e incisiva do prefeito, garantindo a lisura no concurso, foi vista por mais de 30 mil internautas.

Os números impressionam: a página, segundo as métricas do facebook, atinge semanalmente mais de 200 mil pessoas, através de compartilhamentos, curtidas e comentários que são espalhados pela rede social. Um único post chegou a ser visualizado por mais de 60 mil usuários, número superior ao estimado para a população conectada de Timon.

Mas o uso das novas tecnologias não para por aí. Diariamente, através do aplicativo whatsapp, o prefeito acompanha diversos grupos de trabalho em tempo real, fazendo cobranças, comentários e determinando ações de urgência. A ouvidoria do município trabalha em tempo real, transmitindo as demandas mais urgentes para todas as secretarias, com imagens capturadas na hora. “As soluções hoje em dia são quase sempre multisetoriais e as cobranças tem que ser compartilhadas”, afirma Leitoa que recebe, diariamente, algumas centenas de mensagens sobre o andamento das ações em seu município.

O prefeito também tem sido um propagador das novas tecnologias entre sua equipe que é estimulada a participar e dar respostas pelas redes sociais. Para Luciano Leitoa, “é essencial profissionalizar a comunicação com as ferramentas e habilidades da era digital”, considerando que hoje o Maranhão possue em torno de um milhão e meio de internautas com conta no facebook, mesmo sendo o Estado da federação com menor índice de conexão digital em todo o país. Nenhum político deve subestimar a capacidade de mobilização e formação de opinião desse contingente e vem lá de Timon o exemplo que deveria ser seguido por todos os gestores.

Nota: Informações, imagens, vídeos, sugestões, denúncias podem ser enviados ao blog no nosso WhatsApp: (098) 8297-8499 ou através do e-mail  [email protected]

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens