Fechar
Buscar no Site

Transporte semiurbano volta a operar com 100% da frota na próxima segunda-feira (8)

A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) publicou a Portaria nº 284/2020 determinando a circulação de 100% da frota do sistema de transporte coletivo semiurbano a partir da próxima segunda-feira (8). A portaria estabelece ainda que os passageiros devem utilizar máscaras de proteção e que as viagens sigam somente com passageiros sentados. O sistema de transporte coletivo intermunicipal semiurbano abrange os municípios de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa.

As empresas que operam no sistema de transporte semiurbano devem, também, manter e intensificar todos os procedimentos de prevenção ao Covid -19 estabelecidos pela MOB na Portaria nº 250/2020, onde se destaca a necessidade de higienização dos veículos com água e sabão e/ou álcool a 70%, nas superfícies que são tocadas com mais frequência, como barras, assentos, portas, antes de cada viagem.

“Com a volta de algumas atividades comerciais, o número de pessoas circulando no sistema de transporte semiurbano aumentou e a determinação da operação de 100% da frota objetiva maior disponibilidade de ônibus para a população e com isso menos aglomeração dentro dos ônibus, permitindo que sejam cumpridas as regras da Portaria 284/2020 da MOB”, esclareceu Lawrence Melo, presidente da MOB.

Higienização e fiscalização

O transporte aquaviário de passageiros também segue os protocolos de prevenção ao coronavírus de acordo com a Portaria nº 250/2020 da MOB.

As empresas que operam os ferryboats realizam a pulverização das embarcações com produtos saneantes a cada viagem, onde é feita ainda a limpeza dos assentos e corrimões com água e sabão.

Já nos terminais de integração de São Luís, a MOB em conjunto com a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa/SES), Polícia Militar do Maranhão e Corpo de Bombeiros continua com as fiscalizações. Nesta quinta-feira (4), os agentes estiveram nos terminais de integração dos bairros da Cohab e do São Cristóvão.

Durante a ação foi realizado trabalho de conscientização sobre a importância e obrigatoriedade do uso de máscara de proteção e da necessidade de evitar a superlotação no transporte coletivo. Também foi verificado o processo de higienização dos ônibus.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens