Fechar
Buscar no Site

Solenidade marca a implantação do Instituto Jackson Lago em São Luís

A médica Maria Clay Moreira Lima Lago foi eleita ontem à noite presidente do Instituto Jackson Lago (IJL), em assembleia realizada na sede da Fundação Sousândrade, no Renascença. A viúva do governador Jackson Lago (falecido em 4 de abril do ano passado) vai dirigir a entidade que tem como vice-presidente o professor Raimundo Palhano; na 1ª secretaria, Jhonatan Almada; 2º secretário Igor Matos Lago; na 1ª tesouraria, Margarete Cutrim e na 2ª tesouraria, Luzia Salomão.

Foto: Alessandro Silva. Clay Lago discursa falando da importancia do Instituto Jackson Lago

Os próximos passos da diretoria serão a preparação para o lançamento oficial do Instituto, em 4 de abril, a realização do concurso público para a escolha da marca da entidade e a publicação do livro “Palavra do Jackson”.

O Instituto Jackson Lago – explicou Clay Lago – foi criado a partir de manifestações de amigos e familiares de Jackson Lago que consideraram fundamental existência de um organismo público que espelhasse a vida, obra e luta de um dos mais importantes políticos da história recente do Maranhão.

Outro motivo para a criação do Instituto foi o crescente número de estudantes, professores e pesquisadores que recorre aos familiares de Jackson para obter informações sobre o médico que foi líder estudantil e sindical, militante social, deputado estadual, secretário de Estado, prefeito de São Luís por três vezes e governador do Estado.

Uma das finalidades do IJL é preservar e disponibilizar a memória material e imaterial da vida pública do ex-governador do Estado. Propõe-se, ainda, constituir-se em um ambiente de produção do conhecimento e de promoção da ética, da paz e da democracia.

Estiveram presentes ao ato o deputado federal Carlos Brandão (PSDB), o deputado estadual Bira do Pindaré (PT), o vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), a diretora do Jornal Pequeno, Hilda Bogéa e diversos amigos, parentes, correligionários e companheiros de luta de Jackson Lago. Para compor o Conselho Fiscal do Instituto foram eleitos, igualmente por aclamação, o advogado Josemar Pinheiro, a professora Theresa Pflueger e a enfermeira Helena Castro. (JP)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens