Fechar
Buscar no Site

Sobre a pesquisa Ibope em São Luís

O Ibope divulgou pesquisa na noite desta sexta-feira (14) apontando a liderança de Eduardo Braide com 54% contra 46% de Edivaldo Holanda Júnior. Cenário diferente dos números retratados pela Escutec e Econométrica, que apontaram uma diferença de quatro pontos entre os dois candidatos a prefeito de São Luís. No facebook, o médico Yglésio Moyses fez uma análise dos números, chamando atenção para os votos válidos e a margem de erro manipulados no sentindo de induzir a população que Braide tem larga vantagem sobre Edivaldo. (veja no vídeo acima)

Como todos sabem, o Ibope tem um histórico de erros nas eleições. O instituto chegou a apontar a ida do candidato Wellington do Curso para o segundo turno.

edcbe657-26df-450a-a165-61bdff3f0b93

O próprio governador Flávio Dino já havia alertado sobre isso. “Experiência com IBOPE: 2008, me deram 25%. Tive 34%. 2010, me deram 21%. Tive 30%. 2014, me deram 42%. Tive 63%. Reta final muda muito…“, afirmou.

Este blog já chegou a listar uma coleção de desacertos do Ibope. Foi assim na disputa para governador do Maranhão há dois anos. O Ibope chegou a divulgar que Flávio Dino tinha 42% e Lobão Filho 30%. Com a abertura das urnas, Dino alcançou 63% dos votos válidos, contra 33% de Edinho, uma diferença exorbitante, bem diferente dos índices divulgados pelo instituto.

Para o Senado também não foi diferente. O IBOPE, na última pesquisa, indicava que Gastão Vieira seria eleito com 51% dos votos contra 40% de Roberto Rocha. O resultado foi totalmente inverso: Rocha foi eleito senador com 51,54% contra 44,48% de Gastão.

Em 2006, o Ibope colocava que Roseana Sarney ganharia em 1º turno com 70%. Roseana teve 47,21%. Em 2008, por exemplo, o instituto realizou pesquisa em que apontava João Castelo (PSDB) com 46% das intenções de votos, enquanto Flávio Dino (PCdoB) aparecia com 24%. Ao término da apuração, Flávio Dino foi para o 2° turno com 34% dos votos. Ou seja, 10 pontos percentuais a mais que o índice previsto pelo Ibope.

Na última eleição para prefeito de São Luís, em 2012, o Ibope divulgou pesquisa de primeiro turno apontando João Castelo com 29% das intenções de voto e Edivaldo 26%. Com a apuração oficial, Edivaldo venceu com 36,44% dos votos válidos, contra 30,60% de Castelo. O Ibope falhou no seu prognóstico.

Já no segundo turno, o Ibope deu Castelo com 36% e Edivaldo 31%. Com 100% das urnas apuradas, Holanda recebeu 56,06% dos votos. Castelo, por sua vez, recebeu 43,94% dos votos válidos.

ibope

Mais uma vez o Ibope errou feio.

O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes chegou a questionar, certa vez  em entrevista à Rede TV, a lisura do Ibope e declarou que o proprietário, Carlos Augusto Montenegro, é capaz de “vender a própria mãe” para ganhar dinheiro.

Enfim, restar aguardar o Ibope se aproximar da realidade na pesquisa boca de urna ou catalogar mais um erro em eleições em São Luís.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens