Fechar
Buscar no Site

Só um culpado

Por: José Reinaldo Tavares

Os dados sobre criminalidade eram terríveis, mas o governo fazia que não era com ele. Estudos feitos pelo Ministério da Justiça apresentaram São Luís como a quinta cidade mais violenta entre as capitais brasileiras. Era para o governo se mobilizar para enfrentar a terrível situação, mas nada fizeram. E olhe que a capital maranhense há menos de seis anos era a penúltima menos violenta entre as 27. Mas Roseana parece não administrar problemas e também parece preferir resolver os graves problemas da área de segurança comprando carros e fazê-los desfilar pelas ruas da cidade. Assim como helicópteros de última geração mostrados como quase milagrosos na propaganda. Na campanha chegou a dizer que o pessoal da área do Itaqui e do Bacanga podia dormir com as portas da casa abertas, pois tudo estaria sob controle do melhor governo de sua vida.

Mas tudo se revelou ao contrário. Só no mês de abril foram 53 assassinatos cometidos na grande São Luís, quase dois por dia. No interior a insegurança atinge níveis nunca alcançados com ataques seguidos a bancos e crimes contra a população. Sem apoio e desarticulado o sistema de segurança não tem conseguido se impor e a criminalidade age cada vez mais livremente com o crack e as drogas circulando livremente e a pistolagem agindo ostensivamente baseada na impunidade. A tal ponto que o presidente da Ordem dos Advogados, OAB, seção do Maranhão, Mario Macieira, ao fazer um balanço das ações da entidade, que comemorou 80 anos, lamentou que o Maranhão esteja novamente mergulhado nas ameaças de crime por encomenda. Ele citou as execuções do advogado João Ribeiro Lima, em Presidente Dutra, do camponês Raimundo Borges Alves, em Buriticupu, de dois empresários em Pedrinhas e do jornalista Décio Sá, como exemplos.

Nenhum deles resolvido, assim como o de dezenas de assassinatos que ocorrem todo mês a uma taxa crescente que vem se aproximando de dois por dia. A população está entregue a própria sorte e a governadora fazendo reformas administrativas que nada resolverão, pois o governo não funciona, não tem foco nem objetivo.

Aliás, tem um, sim. Atrapalhar a administração do prefeito João Castelo, com CPIs desprovidas de legalidade, obstruções na execução de obras muito importantes para a população como o Hospital Municipal de alta complexidade e o prolongamento da Avenida Litorânea. Assim como permanentes tentativas de impedir que cheguem recursos federais para obras viárias de grande impacto e benefício direto da população planejadas pela prefeitura. Fora isso, só a seduzem as férias mensais que ela está introduzindo como rotina pessoal. Ela não faz e quer impedir o prefeito de fazer.

Mas o prefeito João Castelo vem conseguindo importantes vitórias contra os desejos da oligarquia. Conseguiu vitórias importantes na justiça conseguindo liberar a execução do hospital e do prolongamento da Litorânea e dos recursos do PAC mobilidade com a presidente Dilma para o Corredor Urbano de São Luís, obra fundamental para o desenvolvimento ordenado da cidade. Uma grande vitória para São Luís e a sua população, pois contemplará também o transporte coletivo. A luta da oposição deve ser contra quem atrasa o Maranhão há décadas e continua atrasando, e não contra Castelo que foi muito importante na vitória de Jackson contra Roseana em 2006. A luta é contra a oligarquia.

E a questão da água de São Luís? Está na hora de entendermos o que está acontecendo. Castelo quando foi governador construiu, após hábil negociação com a Alcoa o Italuís que durou 30 anos, cumprindo a sua missão. Quando Roseana era a governadora na década de 90, ela conseguiu recursos com o governo federal para a duplicação do Italuís e resolveu fazer uma licitação a seu modo. O resultado é que o TCU condenou toda a lambança e o recebimento de recursos para a duplicação, que a partir daí passou a enfrentar o veto do tribunal, o que paralisou todas as tentativas de execução da obra. Agora com a situação insustentável da adutora que abastece a cidade de água, em estado avançado de corrosão devido ao seu tempo de construção e do meio ambiente, que atravessa no Campo de Perizes, Roseana Sarney conseguiu R$ 120 milhões para o conserto da adutora com substituição de grande parte dos tubos danificados. A cidade inteira sabia o nome da empresa vencedora muito antes da publicação do edital de licitação. Essa empresa efetivamente ganhou a concorrência que já foi realizada baseada no novo código de licitações do estado aprovado pela Assembleia e de inspiração do governo estadual que, na votação, não admitiu emendas de nenhum deputado. Uma das facilidades do código é que as empresas não precisam apresentar atestados, basta afirmar que os têm. Moderníssimo!

Mas para espanto geral a licitação foi anulada no dia seguinte pelo secretário responsável. Ué, mas não saiu tudo como programado?

Consta que teriam avisado o secretário, pois como o dinheiro é federal o TCU viria com ‘gosto de gás’ anulando tudo e responsabilizando meio mundo, além do governo correr o risco de ver o seu novo código de licitações ser condenado.

Agora o governo vai ter que fazer tudo direitinho e assim levar mais alguns meses para nova licitação expondo a população a novos sofrimentos.

Logo, meus amigos a falta de água em São Luís só tem uma pessoa responsável: Roseana Sarney que desde a década de 90 ao utilizar práticas nada republicanas impede a população de ter resolvido o problema da água, pois não consegue fazer nada direito nem o conserto nem a duplicação do Italuís.

Assim se repete o que aconteceu com o edital da duplicação da BR-135 na saída de São Luís e com o aeroporto. Roseana atrasa o estado de todas as maneiras.

E olhem como ela cuida dos interesses da população: a Folha de São Paulo publicou na coluna Painel de domingo passado esses dois tópicos muito reveladores:

Mal… Virou rotina os governadores Jaques Wagner (PT-BA) e Roseana Sarney (PMDB-MA) faltarem em eventos que reúnem os governadores do Nordeste. Dos três últimos encontros, o petista compareceu a apenas um. Nos demais foi representado pelo ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli.

Já Roseana não foi a nenhum, nem mesmo à reunião do Bird em Washington, quando estava na comitiva da presidente Dilma Rousseff e deixou a capital dos EUA antes.

Onde ela estava e o que estava fazendo? Tratando do combate a pobreza é que não era…

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

15 respostas para “Só um culpado”

  1. ELIAS JÚNIOR disse:

    John Cutrim,

    Lógico que só existe um culpado por essas mazelas que se abatem sobre o Maranhão: o sistema Sarney de dominação do poder. Esse governo realmente, não tem foco e nem objetivo algum. Ele acaba a partir do momento em que se desliga a televisão do Sistema Mirante de comunicação. E o pernóstico Luís Fernando Silva está aí pra quê? Digam-me qual é a sua função? Essa competência tão apregoada, pelos seus esbirros, não convence a ninguém. Digam-me, afinal, onde ele está trabalhando em prol do Maranhão? Qual é a sua real contribuição nesse melhor governo da vida da Roseana Sarney.

    Triste de nós contribuintes se não tivéssemos o Tribunal de Contas da União (TCU), pois 100% dos recursos federais vindos para o Maranhão seriam manipulados pela oligarquia Sarney.

    Parabéns! Ao ex-governador José Reinaldo Tavares pelos seus belos textos que são publicados semanalmente no JP, discorrendo sobre os mais variados assuntos: de gestão pública a direito público / licitatório. Mostrando, com cátedra, as mazelas de um grupo dominante, que não pensa em outra coisa, nesse estado, senão a manutenção do poder a todo custo.

  2. Inácio Augusto de Almeida disse:

    Forçoso reconhecer que este artigo retrata a realidade maranhense.
    Alguma coisa tem que mudar. Não dá mais para continuar do jeito que está.
    Indignado com tanta violência, escrevi:
    ///
    Mataram um traficante.
    Você disse: EU NÃO SOU TRAFICANTE.
    Mataram um jornalista.
    Você disse: EU NÃO JORNALISTA.
    Mataram um policial.
    Você disse: EU NÃO SOU POLICIAL.
    Mataram um promotor.
    Você disse: EU NÃO SOU PROMOTOR.
    Mataram um deputado.
    Você disse: EU NÃO SOU DEPUTADO.
    Mataram um governador
    Você disse: EU NÃO SOU GOVERNADOR.
    Mataram VOCÊ.
    O ENTERRO FOI LINDO!
    ////
    A mudança poderia começar pelo secretário de segurança.
    Mais de uma semana e nada dos assassinos do Décio Sá.

  3. Querêncio disse:

    se tem um cara que nem deveria emitir suas opiniões sobre ações do palacio dos leões é esse zé

  4. Gustavo disse:

    Eu ja’ disse, Ze ‘Maxixe’ te recolhe a tua insignificancia !

  5. Marvoarozo disse:

    A secretaria de segurança tem feita o possível o desvendar o assassinato de Decio. Mas o caso não e’ nada simples nem fácil, envolve pistoleiro profissional e pessoas bem articuladas. A nossa Seguranca com certeza tem todo interesse em resolver o caso mas precisar prazo e’ tolice. Trabalham com cautela!

  6. JOSE BARROS disse:

    ENGRAÇADO COMO ZE REINALDO INCOMODA ALGUNS ALICIADOS DA OLIGARQUIA; RIDÍCULOS E VULGARES OS COMENTÁRIOS SEM BASE DE DEFESA DO GRUPO, LIMITAM-SE A XINGAR O EX-GOVERNADOR QUE, DIGA-SE DE PASSAGEM, PELO MENOS DEMONSTRA CORAGEM PARA DENUNCIAR AS MAZELAS DESSA PODRE OLIGARQUIA. AINDA BEM.

  7. Luiz disse:

    Esse Zé mamão ate escreve com propriedade sobre as mazelas do Maranhão, estado que ele ajudou a acabar, pagando pontes e estradas fantasmas, gastando o erário com convênios eleitoreiros, promovendo bacanais no palácio , quando governador nada fez para mudar a situação do MA, somente a família da então esposa saiu beneficiada, foi ministro dos transportes e nada fez pelo estado, tanto fez de errado que acabou preso e sem a esposa. Agora quer ser o paladino da justiça denunciado o seu criador simplesmente por ter ciúmes da família. Procura o que fazer seu Zé Mamão, se tu é tão serio devolve ao estado ou doa a uma instituição e caridade o valor de sua aposentadoria de governador, afinal você não fez nada de bom que a justifique.

  8. LUIZ disse:

    Coerente o comentáriode Barros, Zé reinaldo sabe mesmo das mazelas do Maranhão, afinal ele é um dos resposaveis por elas.

  9. Raymundo Naves disse:

    Quem tem culpa dele levar um chifre da Alexandra?

  10. saraiva disse:

    Perfeito o comentário do José Barros:Não lembro-me de grandes coisas feitas durante o GOVERNO do Dr.Zé Reinaldo,se ele mesmo diz que o MARANHÃO não tem nada,então,
    cadê o que ELE fez? Parece mesmo CIÚMES.E pelo visto, não terá mais chance.

  11. SERGIO disse:

    ÊITA QUE ESSE FILHO REBELDE DE SARNEY NÃO CANSA DE QUERER APARECER! AÍ TEM QUE SE UTILIZAR DO ESPAÇO ALHEIO PRA TER ALGUMA AUDIÊNCIA, RSRSRS.
    OLHA ZÉ, SÓ COMENTA QUEM TEM MORAL PRA COMENTAR. TU COMO GOVERNADOR FOI UM FIASCO, MARRAPÁ!

  12. Zé do Maranhão disse:

    ZÉ REINALDO É E SEMPRE SERÁ UM MARCO NA DERROTA DA OLIGARQUIA DO ATRASO , ESSE SIM CONHEÇE NOSSO ESTADO , DIFERENTE DESSE GOVERNO DESSA INCOMPETENTE E SEU GRUPO CORUPTO.
    O ASASSINATO DO JORNALISTA DÉCIO SÁ FOI UM TAPA DE MÃO ABERTA NA CARA DESSA GOVERNADORA INCOMPETENTE , POIS TEM O PIOR SISTEMA DE SEGURANÇA DO PAÍS .

  13. ROBIN HOOD DO SERTÃO MARANHENSE disse:

    DÉCIO SÁ, ONDE TU ESTIVERES, OLHA O QUE TEUS AMIGOS E AMIGAS, QUE TU TANTO DEFENDIAS, ESTÃO FAZENDO CONTIGO. A TUA GOVERNADORA SEQUER FOI AO TEU VELÓRIO OU AO TEU ENTERRO, MUITO MENOS TEU “IRMÃO” RICARDO CRÁPULA MURAD; QUEM MAIS TE DEFENDE E HONRA TUA MEMÓRIA, AO BUSCAR OS TEUS ASSASSINOS, SÃO JUSTAMENTE AS PESSOAS QUE TU MAIS CRITICAVAS : BIRA DO PINDARÉ, DUTRA, FLÁVIO DINO…APESAR DE QUE TUA IRMÃ, NA PASSEATA EM TUA MEMÓRIA, NA MESMA AVENIDA EM QUE PADECESTE, GRITOU POR AJUDA A ESSA TUA AMIGA GOVERNADORA…
    ERA PARA, NO DIA SEGUINTE À TUA MORTE, TEREM ELABORADO UM RETRATO FALADO DO ASSASSINO E ATÉ AGORA, NADA. E JÁ SE VÃO 12 DIAS DO TEU ASSASSINATO. ERA PARA COLOCAR POLÍCIA FEDERAL, MPE E OUTROS ÓRGÃOS E NADA. ERA PARA ELUCIDAR TUDO RAPIDAMENTE E AGORA JOGARAM UMA CORTINA DE FERRO SOBRE O CASO, QUE NEM UM DEPUTADO FEDERAL, PRESIDENTE DE UMA COMISSÃO NACIONAL IMPORTANTE, PODE TER ACESSO. AS BALAS QUE TE MATARAM, MEU AMIGO, ERAM DE USO EXCLUSIVO DA POLÍCIA, DA TUA AMIGA GOVERNADORA . AS VIATURAS QUE ERAM PRA TE DAR PROTEÇÃO, SEQUER CORRERAM ATRÁS DOS TEUS ASSASSINOS…O JORNAL EM QUE TRABALHAVAS, NEM MAIS UMA MANCHETE A RESPEITO DO TEU CASO…
    MAS NÃO TE PREOCUPAS MUITO, NÃO CHORES TANTO, POIS NÓS, A QUEM TU ACHAVA QUE ÉRAMOS ADVERSÁRIOS, VAMOS CONTINUAR LUTANDO, JUNTO COM TODOS OS TEUS VERDADEIROS AMIGOS E COLEGAS JORNALISTAS E BLOGUEIROS, PARA TENTAR DESVENDAR O MISTÉRIO DE TUA MORTE. PEÇO QUE INTERCEDA JUNTO AO CRIADOR PARA NOS PROTEGER E ILUMINAR NESSA EMPREITA ARRISCADA, NESTE MOMENTO DE SOMBRA QUE PAIRA SOBRE ESTA TERRA QUE TU TANTO AMAVAS, QUE SE CHAMA MARANHÃO…
    PEDIRÍAMOS SÓ UMA PEQUENA AJUDA A TI: REVELA-NOS QUEM TE ATRAIU , NAQUELA NOITE, PARA O ESTRELA DALVA, JÁ QUE TINHAS UM ENCONTRO COM TEU VERDADEIRO AMIGO LUÍS CARDOSO EM OUTRO RESTAURANTE. FOI ALGUM “AMIGO” TEU IMPORTANTE, SÓ PODE TER SIDO, PARA CONFIARES TANTO… DESCANSE EM PAZ, MEU AMIGO!

  14. EDRAREG disse:

    REALMEMTE, ZÉ REINALDO EH E SERÁ UM MARTI NO MARANHÃO. FOI ELE QUE POR MAIS DE DOIS ANOS JOGOU NO CHÃO ESSA OLIGARQUIA MAIS ANTIGA DO MUNDO. PRA ZÉ REINALDO TIRO O CHAPÉU..

  15. Bin Alado... disse:

    Marvoarozo :
    esperar que a Secretaria de Esatadi sa Segurança pública resolva o caso Décio Sá é ingenuidade.Aquele Polocial que foi morto por bandidos daqui do Barreto, logo,logo, a polícia mata e prende os marginais… Mas tu mesmo dissete;
    A nossa Seguranca com certeza tem todo interesse em resolver o caso mas precisar prazo e tolice. Trabalham com cautela!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens