Fechar
Buscar no Site

SINDUEMA altera o Estatuto

Na última sexta, 17, os professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) em Assembleia Geral realizada no Cento de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN) aberta a todos os professores das universidades estaduais públicas, decidiram pela alteração do estatuto do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Maranhão (SINDUEMA). Na alteração, o Sindicato dos Docentes das Universidades Públicas Estaduais do Maranhão, mantém a sigla. A nova denominação do SINDUEMA é uma ampliação da base sindical.

De acordo com o presidente do SINDUEMA, Prof. Dr. João Coelho, a nova denominação é uma demanda necessária em razão da criação da UEMASUL pelo governo Flávio Dino. O sindicato amplia a perspectiva de defesa da categoria dos professores do ensino superior público do Estado, ampliando a base sindical e mantendo o objetivo da sua fundação, de um instrumento organizador de lutas e debates amplos e plurais, visando melhorar a situação dos professores efetivos, aposentados e substitutos, servidores e estudantes das Universidades Estaduais Públicas do Maranhão, no sentido de fortalecer e projetar as universidades para o desenvolvimento do Estado.

O SINDUEMA foi criado ocupando um espaço político inexistente na UEMA, que foi um sindicato para representar os docentes, firmando compromisso com os professores, técnicos administrativos e estudantes, que são os princípios de existência das Universidades Maranhenses, e com a sociedade. Colaborando na estruturação das Universidades e seus perfis de inclusão social, destacando estas como matriz de desenvolvimento e criadoras de inovação. Um sindicato democrático, amplo de ideias, debates e discussão.

O SINDUEMA tem o desafio de fortalecer a entidade e propor mudanças efetivas para as universidades existentes, discutir se existe ou não a necessidade de novas Universidades, além de inserir a categoria no debate de construção do ensino superior público e na formação de tecnologia para o Estado, assim fortalecendo o papel da categoria docente no desenvolvimento da sociedade Maranhense.

Entre as demandas imediatas do SINDUEMA está o prosseguimento do debate iniciado com o Ex-Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Deputado Estadual Bira do Pindaré, sobre a criação da categoria de associado na carreira do Magistério Superior das Universidades Estaduais do Maranhão. Este pleito não tem objeção do Governo, restando somente a discussão interna com a categoria dos docentes e com a Reitoria, buscando a elaboração de uma minuta para o projeto de lei.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens