Fechar
Buscar no Site

Sete pessoas podem estar com vírus H1N1 no Maranhão, diz SES

Do G1, com informações de O Estado MA

A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemológica, informou nessa quarta-feira (9) que sete pessoas no Maranhão estão com suspeita de infecção pelo vírus H1N1, causador da Gripe A. De acordo com a SES, os pacientes notificados e que têm possibilidade de estarem infectados foram submetidos a exames, cujos resultados serão divulgados em até 15 dias.

“Parte dos resultados será divulgada pelo Laboratório Central do estado e a outra parte foi encaminhada para a cidade de Belém [PA]. Todas as providências para dar suporte a essas pessoas estão sendo tomadas, inclusive o acompanhamento de perto, com tratamento adequado, a esses pacientes. Além destas sete pessoas, outras três também tinham possibilidade de estar infectadas, mas a suspeita foi descartada”, disse Pallomma Christhine Pereira, responsável técnica da SES pela vigilância da influenza no Maranhão.

Ainda segundo ela, a pessoa que esteja com algum sintoma característico da doença [febre, mal-estar, dor de cabeça, entre outros] deve procurar, de forma imediata, o posto de saúde mais próximo. “Muita gente acha que, com base nesses sintomas, está apenas com uma gripe comum, e é aí que está o erro. Caso esteja com algum sintoma desse tipo, que se assemelha também, em alguns casos, a uma dengue, deve procurar um médico para, em seguida, confirmar ou, na maioria das vezes, descartar a suspeita de H1N1”, disse.

A vacinação ainda é apontada por gestores da saúde como a forma mais eficaz de se combater determinadas enfermidades. ” É a partir dela que casos com certo grau evolutivo são resolvidos. Além disso, é uma ferramenta imunológica importante e uma garantia de que a pessoa não será atingida pelo vírus”, disse Pallomma Christhine Pereira.

Vacinação 
Foi divulgado, com base em informações do Ministério da Saúde, o calendário oficial de vacinação contra a gripe (influenza) no território maranhense. De acordo com a coordenadora de Imunização da SES, Helena Almeida, apenas determinados públicos poderão receber as doses de vacina, entre os dias 22 deste mês e 9 de maio. “Além das pessoas com 60 anos de idade, deverão se vacinar os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, as gestantes, as puérperas [até 45 dias após o parto], os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Vale destacar também a vacinação para a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional”, disse.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens