Fechar
Buscar no Site

Servidores farão manifestação: “Gov. Roseana, devolva o hosp. Carlos Macieira!”

“O Hospital Carlos Macieira é Nosso”. É essa a bandeira que os funcionários públicos do Estado vão levantar na grande manifestação, que será realizada nesta quinta-feira, 19, quando várias categorias vão às ruas do Centro de São Luís, denunciar medidas do governo, que afetam o atendimento à saúde dos servidores do Estado.

O ato público faz parte da campanha em defesa do Hospital Carlos Macieira, assinada por entidades nacionais de apoio aos trabalhadores, além de sindicatos e associações, que representam vários segmentos do funcionalismo público estadual, como saúde, educação, segurança pública, transporte, entre outros.

As entidades que coordenam a campanha convidam todos os servidores para participação no ato público, cuja concentração será na Praça Deodoro, a partir das 8h. Na manifestação, serão distribuídos panfletos à população denunciando a medida do governo em suspender o atendimento do hospital ao servidor público, sem dar nenhuma explicação aos seus legítimos usuários.

Os sindicatos e associações questionam que o hospital Carlos Macieira, também conhecido, historicamente, como Hospital do Servidor ou do IPEM, foi construído com recursos dos funcionários, descontados, mensalmente, em contracheques, para formar o Fundo de Benefícios dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (Funbem), para assegurar atendimento especial, equivalente a um plano de saúde.

Por isso, as entidades não concordam com a mudança de atendimento exclusivo do servidor para o atendimento universal do Sistema Único de Saúde (SUS) e com a transferência do atendimento ao servidor para um estabelecimento terceirizado pelo Estado, o Hospital São Luís, localizado na Cidade Operária, município de São José de Ribamar, que não oferece as mesmas condições já conquistadas pela categoria no Carlos Macieira.

As entidades denunciam que o Hospital São Luís foi inaugurado no dia 30 de novembro, mas com serviços parciais e somente a promessa de “em breve” prestar o atendimento pleno, uma realidade bem diferente do que mostra a propaganda oficial do governo. Nas últimas semanas, os funcionários tiveram que recorrer à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima da área ou ao Socorrão, depois de receber como resposta que o hospital estadual “ainda não está em funcionamento”.

A localização do hospital também é questionada pelos servidores. A unidade é localizada em área muito mal servida de transporte público e que enfrenta dificuldade de acesso. Segundo os dirigentes sindicais é muito mais fácil para o servidor sair de qualquer bairro de São Luís ou dos municípios da Região Metropolitana e ir até o Hospital Carlos Macieira do que deslocar-se para a estrada da Mata, em São José de Ribamar, mesmo para quem mora em comunidades vizinhas.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinproesemma), por exemplo, já recebeu diversas denúncias de professores e servidores da educação que tiveram dificuldades de atendimento no hospital, assim como problemas no acesso à unidade, com relação à falta de transporte e à insegurança.

Além disso, as entidades denunciam que o processo de terceirização do Hospital São Luís foi mal explicado e nada foi revelado aos servidores, pelo governo, acerca do credenciamento da unidade particular, que pertenceria ao grupo Multiclínicas.

A campanha vai percorrer as principais secretarias de Estado e escolas públicas da rede estadual, mostrando que a entrega do Hospital Carlos Macieira à Secretaria de Estado da Saúde (SES), fruto de decisão do Conselho Superior do Fundo Estadual de Pensão e Aposentadoria (Consup), órgão criado pelo governo e que tem a participação de apenas um representante dos trabalhadores, é uma medida arbitrária, unilateral do governo e que prejudica o servidor público, o contrário do que diz a propaganda que está sendo difundida acerca do Carlos Macieira e do novo Hospital do Servidor.

Assinam a campanha, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), Federação dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (FESEP), Sindicato dos Policiais Civis do Maranhão (SINPOL), Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão (Sindjus-MA), Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Maranhão (SINDSPEM), Associação dos Agentes e Inspetores Penitenciários do Estado do Maranhão (AAGIPEM), Associação dos Militares do Corpo de Bombeiros do Maranhão (ASMB), Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar de Imperatriz e Açailândia (ARCSPMIA), Associação dos Policiais Militares de Timon (ASPOM), Associação dos Servidores Públicos Militares do Maranhão (ASSEPMMA), Sindicato dos Servidores de Estado da Saúde do Maranhão (SINDSESMA), Sindicato dos Motoristas Oficiais do Estado do Maranhão (SIMOEMA), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST), Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Maranhão (SINCIDEMA). (Com informações do site do Sinproesemma)

 

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens