Fechar
Buscar no Site

A sensatez de Othelino Neto sobre os empréstimos no MA

othelino

O deputado estadual Othelino Neto deu um verdadeiro xeque-mate no discurso da oposição sobre o empréstimo de R$ 440 milhões junto à Caixa aprovado pela Assembleia Legislativa do Maranhão. Em entrevista ao programa Ponto e Vírgula, da Difusora, na noite de ontem, o parlamentar destacou as diferenças entre os recursos adquiridos pela ex-governadora Roseana junto ao BNDES e o montante aprovado nesta quinta-feira.

Um dos mais críticos aos empréstimos de R$ 5 bilhões contraídos pela ex-governadora na gestão passada, Othelino destacou que a movimentação foi feita em um momento onde o país não estava em crise. “A crise do Maranhão era por falta de gestão no que diz respeito às finanças do Estado, e aí podemos citar vários exemplos de desserviços e má aplicação do dinheiro público, concessão indevida de isenções fiscais, aquele momento não era, na nossa avaliação, necessário fazer aquele empréstimo”, explicou.

Ele citou ainda que o empréstimo junto ao BNDES sofreu críticas da oposição, na época, pelo caráter eminentemente eleitoreiro. “Tanto prova que o Governo quis criar um Fundo de Desenvolvimento do Estado do Maranhão, as vésperas das eleições de 2014, para poder transferir recursos do BNDES para este Fundema e tentar evitar a derrota que acabou acontecendo para o governador Flávio Dino”, esclareceu o parlamentar.

Em relação ao empréstimo aprovado nesta quinta-feira junto a Caixa, Othelino explicou que, mesmo no momento de extrema crise, o Governo do Maranhão está conseguindo manter as contas em dias, combatendo a corrupção e racionalizando os recursos públicos, mas, com a redução dos repasses constitucionais e da arrecadação própria, tendo em vista a retração econômica, é preciso que o Estado busque fontes para investir na continuidade das políticas públicas.

“Ocorre que para fazer esses grandes investimentos que são necessários no Maranhão, são precisos mais recursos, essa linha de recursos foi disponibilizada pelo Governo Federal e a Assembleia concordou. Obras como o prolongamento da Avenida Litorânea, o BRT da Avenida dos Holandeses, ampliação do Água Para Todos, requalificação de estradas estaduais e diversos outros investimentos que esse empréstimo junto a Caixa vai permitir, atingirá o ponto fundamental, que é melhorar a qualidade de vida das pessoas”, concluiu.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens