Fechar
Buscar no Site

SENHORA PRESIDENTE DA REPÚBLICA DILMA ROUSSEFF- VISITE O PAC RIO ANIL

Por Sílvio Bembem

Na sua agenda rápida, em São Luís do Maranhão, nesta segunda-feira (03/12/2012), não deixe de fazer uma visita no projeto PAC Rio Anil e ver de perto como estão vivendo ainda hoje os moradores palafitados a margem do Rio Anil.

Passados mais de 4 anos do início do projeto, dos 3500 apartamentos prometidos, até o momento,  só foram entregues 832, menos de 25% concluídos. Muitas famílias continuam na palafita.

O PAC Rio Anil é o maior projeto social, urbanístico do Maranhão. O projeto é resultado de uma parceria entre o governo do estado e governo federal, orçado em R$ 288 milhões, sim, milhões mesmo. Pensado e lançado pelo governo de Jackson Lago, em maio/2008, ainda na segunda gestão de Lula. E que sem um planejamento adequado, tem sido conduzido com nenhuma participação popular, portanto, de forma autoritária.

O Projeto PAC Rio Anil tem como objetivo principal erradicar as palafitas do bairro da Liberdade e de toda aquela área a margem esquerda do Rio Anil, mas, no governo de Roseana Sarney Murad a construção da avenida se tornou a prioridade do projeto. E os moradores palafitados foram esquecidos.

Tenho na lembrança a sua visita com o ex-presidente Lula no projeto PAC Rio Anil, no bairro da Liberdade – na época era ministra-chefe da casa civil e chamada de mãe do PAC – isso foi em 20 de novembro de 2009, naquele momento foram entregues 192 apartamentos do Residencial PAC Rio Anil Camboa/Liberdade (no governo Jackson Lago foram entregues 96 apartamentos, em 11/03/2009), e que depois seguiu com toda a comitiva de “puxa-saco” e a turma da oligarquia para lançar a “pedra fundamental” da refinaria Premium I, em Bacabeira /MA.

Observa-se que o projeto PAC Rio Anil estava previsto para ser concluído no final do governo Lula e governo Jackson, isso em 2010 (com a cassação do governador em 16/04/2009, toda concepção e o calendário do projeto foi alterado), e agora está igual à refinaria Premium I, prevista para ser entregue em 2015, e conforme parecer técnico da Petrobrás só deve entrar em ação, em 2017. E o PAC Rio Anil, pelo seu caminhar, pode nem ser concluído.

O projeto PAC Rio Anil, era um sonho que virou pesadelo. Na verdade, se transformou em uma farsa. A tragédia foi o PROMORAR, outro projeto executado na década de 80, no bairro da Liberdade, pelo governo militar de João Batista Figueiredo, com o objetivo de erradicar as palafitas e não erradicou.Faço um apelo: visite também o PAC Rio Anil, e veja a situação desses moradores.

Abraço,

Sílvio Bembem

Mestrando em Ciências Sociais (Política) da PUC/SP.

Bolsista do Programa Internacional de Pós-Graduação da Fundação Ford.

Foi Secretário-Adjunto de Estado da Igualdade Racial do Maranhão (2007-2009).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens