Fechar
Buscar no Site

Senado tem assinaturas suficientes para tentar CPI da ‘Lava Toga’

Um grupo de senadores conseguiu reunir na quinta-feira, 29, as assinaturas necessárias para protocolar novo pedido de criação da chamada CPI da ‘Lava Toga’. A rubrica de Mara Gabrilli (PSDB/SP) completou as 27 necessárias – um terço da Casa – para a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar integrantes do Supremo.

O novo requerimento tem como principal alvo o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, e a abertura do inquérito das fake news.

O pedido deve ser protocolado na próxima terça, 3, indica o senador Alessandro Viera (Cidadania), que assina o requerimento e encabeça a lista dos parlamentares que pedem a investigação. Caberá ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP)autorizar a comissão.

Trata-se da terceira tentativa dos senadores de instalar uma CPI para investigar integrantes do Supremo.

Alcolumbre já engavetou a proposta em ocasiões anteriores, apesar de apoio necessário na Casa. A última vez foi em abril, quando o senador alegou não ser o ‘momento oportuno’ para autorizar a comissão.

O novo texto apresenta como principal motivação para instalação da CPI a atuação de Toffoli na abertura do inquérito das fake news. A investigação que apura supostas notícias falsas contra autoridades é conduzida pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

A tentativa de criar a CPI ressuscitou no Senado a partir de uma decisão de Alexandre, tomada no âmbito da investigação das fake news. No início do mês o ministro decidiu suspender fiscalizações da Receita sobre 133 contribuintes por indícios de irregularidades e afastar dois servidores do Fisco por ‘indevida quebra de sigilo’.

A decisão é uma das ‘ilegalidades’ apontadas pelos senadores. Eles mencionam ainda as determinações de retirada de matérias que citavam Toffoli e de envio de cópia do inquérito da Operação Spoofing.

No Twitter, alguns senadores que assinaram o requerimento compartilharam mensagens sobre a CPI, entre eles Major Olímpio (PSL) e Mara Gabrili.

Confira a lista dos parlamentares que assinam o requerimento:

Alessandro Vieira (Cidadania)
Eduardo Girão (Podemos)
Marcos do Val (Podemos)
Jorge Kajuru (Patriota)
Oriovisto Guimarães (Podemos)
Styvenson Valentim (Podemos)
Plínio Valério (PSDB)
Carlos Viana (PSD)
Juíza Selma Arruda (PSL)
Reguffe (sem partido)
Leila Barros (PSB)
Randolfe Rodrigues (Rede)
Major Olímpio (PSL)
Lasier Martins (Podemos)
Alvaro Dias (Podemos)
Fabiano Contarato (Rede)
Espiridião Amin (PP)
Jarbas Vasconcelos (MDB)
Luis Carlos Heinze (PP)
Soraya Thronicke (PSL)
Rodrigo Cunha (PSDB)
Arolde de Oliveira (PSD)
Flávio Arns (Rede)
Izalci Lucas (PSDB)
Jorginho Mello (PL)
Maria do Carmo (DEM)
Mara Gabrilli (PSDB)

COM A PALAVRA, TOFFOLI

A reportagem fez contato com a presidência do Supremo. O espaço está aberto para manifestação do ministro Dias Toffoli.

(O Estadão)

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

4 respostas para “Senado tem assinaturas suficientes para tentar CPI da ‘Lava Toga’”

  1. Maxwell disse:

    Somente se…o Alcapone afastar por licença médica….para a CPI LAVA TOGA ir adiante…..o Alcapone tem RABO PRESO,caga nas calças de medo do STF….e assim caminha o Brasil….um RATÃO tem o rabo preso com outro…..e tudo DANTES no quartel de ABRANCHES.

  2. Hugo disse:

    Os senadores do Maranhão NÃO TEM interesse na CPI LAVA TOGA….mostrar a PODRIDÃO do STF que custa BILHÕES por ano para soltar BANDIDOS BILIONÁRIOS……onde estão os senadores ELIZIANE GAMA e WEVERTON ROCHA ????? Não tem interesse na LAVA TOGA ????? Entraram esse ano ainda ……sem rabo preso com o STF ……e já estão acovardando……protegendo o STF vergonha do Brasil……cruz credo…..os SEM RABO PRESO acoberta o STF……imaginam os COM ….COM RABO PRESO.?????????votamos em lideranças jovens para LIMPAR o Brasil…..LAVA PODRIDÃO do Brasil……e vejam o que acontece.

  3. antonio muniz disse:

    Eu até pensei que o “Judeu” Alcolumbre fosse serio…Mas , depois de alguns episódios envolvendo seu nome entre ratos ratazanas fiquei com um nó na consciência…Quando eu votei com o Bolsonaro, esperei que ele cumprisse o que foi prometido na campanha…Ter uma realção de amizade com os judeus, já que eu sendo evangélico, tenho muito apreço por “Israel”! Entretanto , depois de pesquisar sobre o _hoje_ presidente do Senado o nó simples que eu tinha na consciência se transformou em nó górdio_dificil de ser dezartado.Disem os eespecialistas que esse tipo de nó , só sera desfeitose for cortado a golpe de alfange.Tendo dois processos criminais engavetados no STF, o presidente do Senado não vai correr o risco de ser impitimado por conta de seus atos nada sérios e republicanos._Davi Alcolumbre (DEM-AP), é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) que apuram irregularidades na campanha eleitoral de 2014, quando foi eleito senador.Se “Ele” permitir o andamento da CPI, a ministra Rosa Weber dispacha seu processo para uma das turmas da instituíção , e então…Adeus alcolumbre…Ninguém espere desse _desse judeu_ que eleseja movido por legalidade…

  4. Natanael disse:

    Com 50% da câmara e senado COM RABO PRESO vai ser difícil para o GOVERNO BOLSONARO…..pois tudo passa por lá ,vejam a reforma da previdência,uma necessidade do Brasil…. levará um ano para aprovar…..os eternos PODEROSOS políticos ladrões NÃO TEM pressa ,para eles não tem crise e agora menos ainda …….. NÃO TEM COMO VENDER votos……e depender de patriotismo de canalhas para acelerar o desenvolvimento do Brasil ….vai ser difícil…. TODOS OS RATOES 🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁 querem de volta o QUEIJO da eterna CORRUPÇÃO…onde todos roubavam trilhões do povo brasileiro em paz,numa boa, logicamente ninguém abria o bico……mas vamos ter fé….. DEUS NO COMANDO do BRASIL…. Brasil acima de tudo Deus acima de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens