Fechar
Buscar no Site

Semus, comandada por João Muricy, conclui revisão de mapas para reordenamento de ACS

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Paço do Lumiar, concluiu a fase de levantamento e revisão das áreas visitadas pelos Agentes Comunitários de (ACS). O levantamento foi iniciado no mês de agosto visando também a meta de ampliar a cobertura no município para a faixa de 80%.

Na prática o trabalho concluído atualizou os mapas utilizados pelas equipes, sinalizando áreas descobertas, novos bairros e comunidades que de alguma maneira, estavam ocultadas ou mesmo inexistentes, haja vista, constantes mudanças e transformações viárias, surgimento de empreendimentos imobiliários, ocupações, ou outras questões ligadas ao crescimento demográfico e populacional em Paço do Lumiar.

“Basicamente nós utilizamos a base de dados disponível, comparamos às coordenadas geográficas com pontos de controle apresentadas, e com uso de um software permitindo georeferenciamento destas localidades, compusemos novos mapas que subsidiarão a ação das equipes em campo”, explicou Bruno Lisboa, que integra o grupo de trabalho à frente desta fase do projeto.

Cumprida esta etapa, a próxima fase destina-se a reorganizar as rotas, acesso e pontos de referência para atuação dos ACS. Segundo a SEMUS, atualmente o trabalho feito pelos ACS, cobre pouco mais que 50% do município, uma realidade que começa a mudar a partir deste trabalho, segundo o secretário de Saúde do município, João Muricy.

“O reordenamento das equipes junto a atualização dos mapas, para melhor conhecimento da extensão, logradouros, número de casas e percentual da população a ser atendida, é o primeiro passo para toda uma reestruturação que pretendemos. Junto a isso, planejamos uma série de outras ações, que englobam entre outros pontos, maior apoio aos profissionais ACS e ACE’s no âmbito de suas atividades, algo de extrema importância para a população e o município”.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens