Fechar
Buscar no Site

Semosp cobra responsabilidade do governo do Estado para recuperar Ferreira Gullar e Odorico Amaral de Matos

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) enviou ofício (n° 373/2011) à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), visando encontrar, junto ao órgão estadual, uma solução para a correção dos problemas existentes nas avenidas Ferreira Gullar e Odorico Amaral de Matos que se encontram intrafegáveis. No documento, o secretário Marcos Aurélio Freitas informa que os transtornos nas duas vias foram provocados por empresas que executam obras de responsabilidade do governo Estado.

“Com a obra de esgotamento sanitário iniciada pela Companhia de Águas e Esgotos do Maranhão (Caema), no trecho das avenidas dos Holandeses e Ferreira Gullar, tiveram início os danos existentes na via”, diz o documento.

Entre os problemas levantados pela equipe de engenharia da Semosp estão a abertura de valas para implantação de redes de esgotamento sanitário sem a compactação devida no reaterro e a falta de recomposição do pavimento asfáltico. Outro aspecto relevado no ofício é que, com o início das obras do Espigão da Ponta da Areia, o percurso utilizado pela construtora responsável pela obra, para deslocamento dos seus veículos pesados, foi as avenidas Odorico Amaral de Matos (trecho da Carlos Cunha até a rotatória da Paparaúbas) e Ferreira Gullar (trecho da rotatória da Paparaúbas até a rotatória da Av. Ana Jansen), o que, considerando o excesso de cargas nos veículos e, ainda, as características do solo e da área (manguezal), resultou no aumento da degradação das duas vias.

Odorico Amaral de Matos

Quanto aos transtornos verificados nas cabeceiras da ponte existente na Avenida Odorico Amaral de Matos (as quais cederam significativamente), segundo a avaliação técnica da equipe de Engenharia da Semosp, eles decorrem de possíveis problemas construtivos.

Considerando que o governo do Estado foi responsável pela construção das duas vias, a Semosp solicitou à Sinfra, no documento enviado, a imediata mobilização para solucionar as questões apontadas.

De acordo com o secretário Marcos Aurélio Freitas, a Prefeitura de São Luís realizou, nos dias 29, 30 e 31 de março deste ano, um trabalho de recuperação da Odorico Amaral de Matos corrigindo os defeitos existentes na camada asfáltica. “Ao término do serviço, a condição de trafegabilidade da via foi reestabelecida por completo”, afirmou.

Marcos Aurélio explicou que, com base nas informações da equipe de engenheiros da superitendência de Infraestrutura Viária (Suiev) da Semosp, a Odorico Amaral de Matos, desde a construção pelo governo do Estado, apresenta fragilidade nas suas camadas de base. “Considerando que a via está em área de influência de manguezal, pode-se avaliar que, possivelmente, existam problemas de comprometimento da base”, assinalou.

Ainda com base nas informações da equipe de engenheiros da Suiev, os problemas existentes na Odorico Amaral de Matos ocorreram no sentido em que os caminhões da empresa executora da obra de construção do Espigão da Ponta d’Areia trafegam com carga cheia, levando a crer, na sua avaliação, estarem acima do permitido. No final do ofício, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos se dispõe a estabelecer todas as tratativas técnicas para, junto com a Secretaria de Infraestrutura do Estado, encontrar a melhor solução para a correção dos problemas da via.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens