Fechar
Buscar no Site

Secretário Márcio Jerry completa um ano de gestão à frente da Secid

Nesta terça-feira (11), o deputado federal licenciado Márcio Jerry completou um ano de gestão à frente da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). Desde que assumiu a pasta, o secretário ampliou a agenda municipalista do Governo do Estado, dialogando com prefeitos, vereadores e lideranças políticas. Além disso, garantiu celeridade em obras de urbanização, infraestrutura, reformas, projetos destinados a famílias de baixa renda e entrega de títulos fundiários.

Urbanização

Em São Luís, a Secid concluiu diversas obras para garantir dignidade e qualidade de vida para a população. Um grande exemplo disso é o projeto PAC Rio Anil. Onde havia palafitas, agora existe uma área urbanizada com creche em tempo integral, Escola Digna com 12 salas e quadra poliesportiva, Clínica do Idoso, delegacia, pista de skate e pavimentação das vias do entorno. É mais saúde, segurança e convivência social para mais de 10 mil famílias dos bairros Camboa, Alemanha, Fé em Deus e Liberdade.

Outra etapa do PAC, na Ponta do São Francisco, à margem da Avenida Ferreira Gullar, também garantiu uma revolução na paisagem da capital. A área foi aterrada e no local foi construído completo centro urbanístico com praça, academia de ginástica, brinquedos infantis, caramanchões e coretos. Além disso, no espaço foi construída uma unidade da Clínica Sorrir.

Na Praia do Bonfim, localizada na região Itaqui-Bacanga, a urbanização, entregue no fim de 2021, garantiu um novo cartão-postal à capital maranhense. As obras contemplaram a construção de calçadão, quiosques, área de caminhada, praça com playground, sistema de iluminação em LED, equipamentos de ginástica, quadra poliesportiva, píer e palco para eventos.

“Uma obra muito importante para a área que não possuía nenhuma edificação, e o Governo do Estado transformou em um espaço equipado com boa estrutura para práticas esportivas, lazer e de integração familiar; um verdadeiro um belo cartão-postal da capital. A Prainha (Praia do Bonfim) revigorou o Itaqui-Bacanga. A economia local também se aquece com a presença do comércio informal”, destacou Márcio Jerry.

Ainda em São Luís, foram 13 praças inauguradas nos bairros do Monte Castelo, São Francisco, Vila Embratel, Vila Sarney, Vila Industrial, Paraíso Piancó, Nova República, Residencial Ribeira, Recantos dos Signos, Habitar Nice Lobão, Coroado e Coroadinho.

Nosso Centro

O programa Nosso Centro, que está revitalizando o Centro Histórico de São Luís, totaliza 32 ações. Quatro casarões já foram entregues e outros 19 estão em reforma. Nove projetos estão em fase de aprovação/contratação. Das 32 intervenções, 14 são por meio de parcerias do Projeto “Adote um Casarão”.

“São iniciativas implementadas na gestão do governador Flávio Dino que visam a valorização do Centro de São Luís, o fomento ao turismo, ao lazer, além de incentivar a ocupação dos espaços ociosos ou subutilizados existentes na localidade pertencentes ao poder público”, afirmou Márcio Jerry.

Outras ações

A iniciativa “Cores da Cidade” está levando mais beleza às reformas dos residenciais Monte Castelo, Fé em Deus, Camboa, Ipem Bequimão e Conjunto dos Bancários. A revitalização das localidades proporciona mais dignidade e bem-estar aos moradores, além de valorizar os imóveis.

Em 365 dias de gestão, foram entregues mais de 4 mil títulos definitivos de propriedade por meio do Programa de Regularização Fundiária da Secid. A previsão é de que sejam entregues mais 200 ainda neste mês de janeiro.

Em Paço do Lumiar, a Secid concluiu a construção de 3 portos, a entrega da nova Feira da 10 e a pavimentação da estrada Iguaíba/Pindoba, que visam garantir mais desenvolvimento para a cidade. Nos municípios de Raposa e São José de Ribamar, ações de mobilidade incluem a construção de uma ponte e o asfaltamento de mais de 58 ruas.

Neste ano, a Secid iniciou ainda interiorização do Programa Cheque Minha Casa. Nos municípios de Coelho Neto e Buriticupu, foram 700 beneficiários e a injeção de R$ 3.500.000 na economia das duas cidades.

Para o secretário Márcio Jerry, é uma satisfação trabalhar em prol de melhorias para todos os maranhenses. “Nesse período, temos dedicado muito a colaborar com o governador Flávio Dino, nesse processo de melhoria permanente das condições de vida do nosso povo. Tem sido dias muito intensos, de muito trabalho e muitas realizações. Mais obras virão”, concluiu.

Mais obras no Maranhão

A secretaria está executando obras de urbanização da Avenida Beira Rio da cidade de Colinas; revitalização da Lagoa do Zé Feio, em São Domingos do Maranhão; urbanização do Balneário Orestes Lima, em Presidente Vargas; construção da Câmara de Vereadores, em Santo Amaro e Presidente Dutra; construção de duas praças e uma avenida, em Estreito; reforma de estádio de futebol, em Cidelândia; reforma de mercado, em Coelho Neto; construção de ginásio poliesportivo, em Matinha; reforma e ampliação de hospital em São Vicente de Ferrer e Santa Luzia do Tide. Além disso, no âmbito do programa Mais Asfalto, mais de 72 cidades foram alcançadas com pavimentação de ruas.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens