Fechar
Buscar no Site

Secretariado de Caxias – parte II

caxias

Catulé Júnior, Helton Mesquita, Fábio Gentil e Paulo Marinho Júnior

Por Jotônio Vianna (JP)

O rito de passagem da figura político-eleitoral de Fábio Gentil (PRB) para a institucionalidade de chefe do poder Executivo caxiense prossegue cercado de mistérios, os quais nem seus aliados mais próximos conseguem decifrar. Em meio ao feriado do dia 15 de Novembro, o redator da coluna ouviu de vários integrantes da tropa aliada ao novo governo a mesma toada: “O homem está cada dia mais difícil de se encontrar. Fábio se mostra agora centralizador e diz, sem ninguém perguntar, que ele é que irá mandar no governo, como se isso não fosse algo inerente ao cargo de prefeito. A gente estranha o seu comportamento e o isolamento com que aponta para tomar decisões”.

A repercussão da lista extraoficial de secretários municipais publicada na coluna Caxias em Off de sábado passado (e repercutida no blog de John Cutrim) deixou de ser lida e entendida por muitos na verdadeira condição de informação de bastidores e, portanto, assim desprovida do necessário carimbo oficial. A chiadeira desse povo foi grande. Mas o alerta sobre isso consta na própria coluna de sábado. Daí porque soa estranho o tamanho da irritação de alguns com os nomes incluídos na polêmica lista.

Na verdade, a tal lista saiu das tripas do novo governo e foi enviada ao redator da coluna. Se a intenção seria ‘queimar’ alguns dos ali relacionados não se sabe, mas o provável é que, na falta de uma lista oficial divulgada pelo próprio prefeito eleito, outros ao seu redor cuidam de fazer as listas que interessam ao jogo político de cada um.

No mais, é inegável que a postura e o silêncio do futuro mandachuva palaciano tem incomodado muita gente ao seu redor, como constatou o redator da coluna nos desabafos pessoais ouvidos no feriado passado.

Do feedback

Porém, do feedback da repercussão da ‘lista extraoficial’ surgiu enfim uma nova lista com cara de real, e que confirma alguns nomes anteriores, mas altera as figuras dos titulares nas principais pastas do primeiro escalão. Vamos a ela:

Cargo importante

O vice-prefeito Paulo Marinho Júnior (PMDB) terá um cargo importante no primeiro escalão. Mas as fontes não definiram com exatidão a pasta.

Fazenda

Aponta-se que Paulo Marinho Júnior estaria entre Fazenda e Infraestrutura (Obras). Mas na Fazenda, nos últimos instantes, o nome de Talmir Rosa, irmão de Fábio Gentil, tomou proeminência.

Presidência da Câmara

O vereador Catulé mira mesmo é a presidência da Câmara Municipal, informação, aliás, vinda a público pela primeira vez na própria coluna Caxias em Off, logo após o resultado da eleição.

Plano B

Mas, de acordo com vários aliados do novo prefeito, Catulé também teria um plano B para o caso de encontrar resistências incontornáveis durante a caça aos votos dos colegas vereadores eleitos e reeleitos. Algo para se refletir.

Secretaria de Governo

Catulé Júnior irá mesmo para a Secretaria de Governo. A pasta, dependendo da intenção e do humor do chefe do inquilinato palaciano, tanto pode virar uma superpasta como uma ‘rarepasta’, sem função alguma além de assar o titular dela.

Cheiro da casca

Mas Catulé Júnior é ‘menino novo’ que já nasceu sob o cheiro da casca do alho, do que se depreende que se aceitou o Governo é porque tem garantias de que na pasta não será um ‘joão ninguém’.

Grupo Queiroz

O grupo Queiroz, que vinha sendo deixado meio de lado, agora pode ficar com a Secretaria de Indústria e Comércio e, também, com a Secretaria de Assistência Social.

Agricultura Familiar

O presidente do PT local, Ney Jefferson, continua o mais cotado para assumir a Secretaria de Agricultura Familiar.

Saúde

Entre e idas e vindas e as resistências ao seu nome, Helton Mesquita deverá assumir a Secretaria de Saúde. A eventual ida de HM para a Saúde também foi apontada pela coluna Caxias em Off logo após o resultado eleitoral, quando frisei os acordos secretos e de bastidores entre Helton Mesquita e o então candidato Fábio Gentil.

Cultura

Também entre idas e vindas, a vereadora não reeleita Taniery Cantalice deverá chefiar a Secretaria de Cultura. O pai e empresário Robério Cantalice reivindica ainda o Samal.

Mulher

No caso de Taniery enfim aceitar a Cultura, a pasta da Mulher ficará com a futura primeira-dama Letícia Gentil.

Trabalho

O ex-prefeito Fause Simão, também apontado anteriormente pela coluna como titular imexível da Secretaria do Trabalho, deverá permanecer na mesma função, um caso raro de governista que atravessa incólume a mudança de poder.

Comunicação

Para a Comunicação, há uma crescente preferência interna pelo nome do jornalista Sílvio Cunha.

Educação

Agora, o mais surpreendente é a possibilidade de a professora Sílvia Carvalho voltar ao comando da Secretaria de Educação!

Negociações

Negociações no sentido de convencer Sílvia Carvalho a encarar o desafio de voltar ao comando da Educação estariam a cargo de integrantes do novo núcleo duro que mantêm antigas e boas relações com a professora. Se a mesma aceitar, esse será o elemento surpresa da nova administração!

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens