Fechar
Buscar no Site

Secretaria de Indústria, Comércio e Energia e entidades empresariais avaliam processo de retomada do comércio no MA

Durante videoconferência realizada nesta quinta-feira (18), a Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) e entidades empresariais, que compõem o Conselho Empresarial do Maranhão (Cema), avaliaram a retomada gradual do comércio e as medidas adotadas durante esse período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Federação de Bens, Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), a Fedração das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), Associação Comercial do Maranhão (ACM) e Associação de Jovens Empresários (AJE) afirmaram que as empresas estão cumprindo os protocolos sanitários e ressaltaram o importante papel da população nessa retomada gradual do comércio.

O secretário da Seinc, Simplício Araújo, explicou que os diálogos com entidades empresariais da capital e do interior estão sendo sempre realizados, além de conversas com diversos segmentos. “Estamos avaliando essa retomada com quem está vivenciando isso na prática. Estivemos visitando o comércio e shoppings e constatamos o cumprimento dos protocolos sanitários. Peço que a população também colabore. Só unidos vamos vencer esse vírus”, ressaltou Simplício Araújo.

Os protocolos sanitários foram elaborados pela Seinc junto às entidades empresariais e segmentos, e foram enviados para a Casa Civil e assim publicados por meio de portarias. A Seinc também elaborou uma cartilha para orientar empresários sobre as normas sanitárias gerais que devem ser cumpridas por todos e as específicas para alguns setores.

Além das entidades do Cema, a Seinc reuniu com entidades do interior do estado, ouvindo os anseios e sugestões de todo o Maranhão. Outro ponto abordado em ambas as reuniões foi o acesso a linhas de crédito por parte das instituições bancárias, que devem ser convidadas para uma reunião futura, visando desburocratizar esse acesso.

Mais reuniões

Além das entidades representativas de classe, a Seinc debateu com academias a reabertura do segmento, que está prevista para o dia 29 de junho. Durante a reunião, os empresários tiraram dúvidas e sugeriam algumas medidas. A videoconferência contou com a participação do secretário de Esporte e Lazer do Estado, Rogério Cafeteira.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens