Fechar
Buscar no Site

Sarney divulga nota em defesa do STF: ‘Sem um Supremo forte e íntegro não há democracia’

O ex-presidente José Sarney (MDB) divulgou uma nota em defesa do Supremo Tribunal Federal (STF). No texto, Sarney presta “solidariedade” à Corte e a seus ministros e afirma que “sem um Supremo forte e íntegro não há democracia e os direitos individuais desaparecem”.

“Na sofrida história brasileira foram fechados o Executivo e o Legislativo, nunca o Judiciário. Rui Barbosa declarou: ‘Eu instituo esse tribunal venerando, severo, incorruptível guarda vigilante desta terra’. A estrutura do país repousa sobre o Supremo Tribunal Federal, que será sempre a base da democracia e da liberdade”, ressaltou o ex-presidente.

A nota não detalha nenhuma crítica ou ataque específico ao STF, mas a Corte é alvo frequente de críticas do presidente Jair Bolsonaro e de seus apoiadores. Apesar de não ter declarado voto publicamente nas eleições presidenciais, Sarney é próximo do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.

O político disse que, “sem um Supremo forte e íntegro, não há democracia e os direitos individuais desaparecem”. “Devemos nos reunir todos, sem partidarismo ou ideologia, e prestigiar o Supremo Tribunal Federal. É ele que guarda a Constituição, nossa garantia como nação democrática”, acrescentou.

Sarney ressalta que “o Supremo Tribunal Federal nunca faltou à nação” e que “sobretudo nos momentos difíceis como o que vivemos que ele assegura os direitos humanos, individuais, difusos e sociais, o Estado de Direito, o governo das liberdades e sobretudo a democracia, que não existe sem a Justiça”.

“A estrutura do país repousa sobre o Supremo Tribunal Federal que será sempre a base da democracia e da liberdade. Minha solidariedade à Suprema Corte e a seus Ministros, que zelam pelas instituições. Sem um Supremo forte e íntegro não há democracia e os direitos individuais desaparecem”, diz o ex-presidente.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens