Fechar
Buscar no Site

Sarney deve participar de solenidade do Bicentenário da Independência no Congresso

A cúpula do Congresso Nacional confirmou que os ex-presidentes da República José Sarney e Michel Temer devem participar nesta quinta-feira(8) da solenidade que irá celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil no Legislativo. O evento deve contar também com as presenças dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que, coincidentemente, decidiram não comparecer aos desfiles cívicos do 7 de Setembro, desta quarta-feira, junto do presidente Jair Bolsonaro.

Nessa terça-feira (6), ao explicar que não iria ao desfile na Esplanada dos Ministérios, Pacheco disse que a solenidade organizada para acontecer nesta quinta-feira (8) será “verdadeiramente cívica”. “Não vou participar [do evento do 7 do Setembro na Esplanada]. Nós vamos participar de uma sessão solene aqui no Congresso Nacional, no dia 8 de Setembro. Receberemos o presidente da República, Jair Bolsonaro, o presidente do STF, ministro Luiz Fux, assim como o presidente da Câmara, Arthur Lira, chefes de Estado e ex-presidentes da República. Será uma celebração muito bonita do bicentenário da República, uma solenidade verdadeiramente cívica”, disse.

A ausência de Pacheco e outras autoridades nos festejos de hoje leva em conta as manifestações do ano passado, quando o evento ficou marcado pela defesa de bandeiras antidemocráticas e posteriormente em momentos tensos na relação entre Bolsonaro e o Poder Judiciário. Na ocasião, apoiadores do presidente ameaçaram invadir o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar de também ser ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva não deve ir à solenidade no Congresso por ter outras agendas de campanha eleitoral para cumprir. A assessoria de imprensa do Congresso não explicou, entretanto, se a ex-presidente Dilma Rousseff, que teve seu mandato interrompido pelo Parlamento, foi convidada a comparecer no bicentenário ou não.

Além disso, confirmaram presença no evento os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo; de Cabo Verde, José Maria Neves; e de Guiné Bissau, Umaro El Mokhtar Sissoco. Também deve comparecer um representante do presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. Todos, assim como o Brasil, são ex-colônias portuguesas, mas só tiveram a independência reconhecida um século e meio depois, na década de 1970.

Eles serão recebidos pelos presidentes do Congresso e da Câmara e, após um café-da-manhã de boas-vindas, participarão da abertura da exposição 200 Anos de Cidadania: O Povo e o Parlamento, também parte das comemorações do Bicentenário da Independência. Durante a sessão, o Hino Nacional será interpretado pela cantora Fafá de Belém. Também haverá uma apresentação do Hino da Independência pelo Coral do Senado.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens