Fechar
Buscar no Site

São Luís terá novo cartão-postal com entrega do antigo prédio da RFFSA

São Luís completou 408 anos de história durante a terça-feira (8). Uma cidade que carrega como marcas do seu passado um gigantesco acervo arquitetônico preservado e chegou ao século XXI mesclando tradição e modernidade. A restauração do patrimônio histórico da capital é decisiva nesse processo. Esse é o caso do projeto de revitalização da antiga sede da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA), localizada da Avenida Beira-Mar. A obra está na fase final e está prestes a ser entregue à população.

O espaço abrigará o mais novo espaço de cultura, arte, entretenimento e vivência de São Luís. Cotado como um dos mais novos cartões-postais da cidade, o Complexo Cultural e Artístico da RFFSA contará com museu ferroviário, exposição de quadros, pintura, arte contemporânea, artesanato, restaurante, cafeteria, sorveteria, além de um polo tecnológico.

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma), foi feita toda a restauração do prédio, obedecendo as características originais da edificação. Atualmente, a obra está na fase de acabamento, com serviços de pintura e instalação de forros, divisórias, vitrais e ladrinhos restaurados.

Com investimentos na ordem de R$ 7,5 milhões, originários do Tesouro Estadual, o projeto executado pelo Governo do Maranhão é de autoria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A intervenção também contemplou serviços de demolição, recursos de acessibilidade, elevador, novas esquadrias, pisos, recomposição de paredes, fachadas, construção de rampa, escada e mezanino, restauração de grades, dentre outros.

A reforma do prédio da RFFSA é a fase final da revitalização do Complexo Ferroviário da Avenida Beira-Mar. Em 2018, o governador Flávio Dino entregou a reforma da Praça Gomes de Sousa e implantou a Praça Joãosinho Trinta, que se tornaram pontos de concentração e dispersão do circuito carnavalesco.

Obra está na fase de acabamento, com serviços como pintura e instalação de forros (Foto: Nael Reis)

Histórico

Antiga sede da Estação João Lisboa, que foi inaugurada no ano de 1929, o prédio da RFFSA estava até então deteriorado e abandonado em uma das regiões mais privilegiadas do Centro Histórico.

No local, centenas de maranhenses partiam diariamente para outras cidades do Maranhão e também para se deslocar dentro de São Luís. A RFFSA foi extinta em 2007, mas a locomotiva parou de funcionar ainda na década de 1980 e o prédio por anos abrigou delegacias de polícia.

A locomotiva que circulava em São Luís desde os anos 1920, por décadas foi um dos principais meios de transporte na capital.

O projeto de restauração da estação foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que contou com historiadores, sociólogos, arquitetos e engenheiros.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

Uma resposta para “São Luís terá novo cartão-postal com entrega do antigo prédio da RFFSA”

  1. Getúlio Lete disse:

    Boa tarde Cutrim,
    Estou comentando de Brasília onde resido, mas sou maranhense de Turiaçu.Tenho acompanhado as obras de restauração/recuperação/ modernização dos diversos logradouros de São Luís o que me deixa muito alegre porquanto há décadas que não se via quaisquer melhorias na cidade.
    No entanto, existe um “montrengo” apelidado de caixa d’água na rotatória do quartel da PM, que desfigura sobremaneira aquele ponto de convergência de várias avenidas.
    Quem sabe uma reportagem sua abordando o assunto sensibilizaria a Prefeitura para, pelo menos,pintar tal “monumento”?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens