Fechar
Buscar no Site

São Luís tem números recordes no turismo durante o São João

O São João de São Luís é uma das festas populares mais esperadas pelos ludovicenses e turistas. A festividade é uma mistura de ritmo, brilho, alegria e fé que embala as noites da cidade. O festejo que dura todo o mês de junho, é uma das melhores épocas para os turistas conhecerem as belezas da cidade.

As festividades juninas deste ano trouxeram números recordes para o turismo na cidade. Segundo dados da Coordenação de Análise Mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, a cidade recebeu um fluxo de visitantes de 230 mil turistas, um aumento de 80 mil em comparação ao mesmo período do ano de 2022.

De acordo com dados da CCR Aeroportos, São Luís teve, em junho, um fluxo de 150 mil passageiros, um aumento de 37,61% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo o maior fluxo registrado desde 2014. Os demais portões de entrada da cidade, marítimo e ferroviário, também marcaram aumento no fluxo de passageiros, tendo um crescimento de 27,59% e 7,84% respectivamente, em relação ao mesmo período de 2022. Outro dado histórico para a cidade foi a taxa média de ocupação hoteleira deste mesmo mês, que registrou 84%, sendo a maior taxa já registrada na cidade de São Luís desde 2002.

Segundo dados da pesquisa de demanda turística do São João realizada durante todo o mês de junho e início de julho, nos principais arraiais da cidade, 85% dos visitantes entrevistados aprovaram como excelente a experiência que tiveram na capital, no qual 72% vieram motivados por lazer e férias. Em relação ao tempo de permanência, os dados apontam que 60% permaneceram em média de 1 a 5 dias na cidade, com gasto médio diário entre R$ 100,00 a R$ 200,00 reais, representando 22% dos entrevistados. O impacto na economia da cidade foi de 92 milhões por meio do turismo no mês de junho.

Ainda segundo as pesquisas, os principais polos emissores foram São Paulo (20,6%), Rio de Janeiro (10,6%), seguido do estado do Pará (8,3%) e Minas Gerais (6,7%). E o próprio Maranhão (19,4%). Reafirmando o resultado das  ações de divulgação do destino São Luís, realizado pela coordenação de promoção turística da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís, realizadas no primeiro semestre de 2023.

Sobre a avaliação do Arraial, avaliaram como excelente/bom, 97,92% a iluminação do arraial, 95% a programação, 91,70% segurança, 91,85% atendimento nas barracas, 93,77% a gastronomia e 87,54% a divulgação do São João na cidade.

“Estamos muito felizes com todos esses resultados obtidos, pois reafirma todo trabalho realizado pela gestão do nosso prefeito Eduardo Braide, e também por todas as Secretarias Municipais que trabalham de forma integrada e também ações do setor privado que tem sido conduzida de forma profissional e assertiva, com base em pesquisas e dados. Deste modo, continuaremos trabalhando para que o turismo de São Luís se consolide cada vez mais”, pontua Saulo Santos, Secretário Municipal de Turismo de São Luís.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens