Fechar
Buscar no Site

São Luís é a quinta cidade do país com menor ritmo de contágio da Covid-19, segundo plataforma Farol Covid

O “ritmo de contágio” do novo coronavírus continua desacelerando na capital. A taxa atual de 1.12 elevou a posição de São Luís no ranking das cidades com a menor aceleração do ritmo de contágio da Covid-19, a capital agora ocupa a 5ª colocação. O levantamento foi realizado pela plataforma Farol Covid, que analisou a situação das 124 cidades mais afetadas pela pandemia no país entre o fim de maio e o começo de junho.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a taxa atual de São Luís significa que uma pessoa está transmitindo a doença para pouco mais de uma pessoa e o ritmo de contágio talvez seja o dado mais importante que se possa verificar para entender a mudança da doença.

“O ritmo de contágio significa saber se estamos num caminho de aumento ou diminuição do número de pessoas infectadas. Verificar que São Luís está entre as cidades do Brasil com o menor indicador de contágio, com o fator de transmissão diminuindo, nos dá esperança. Nossa meta é chegar próximo de zero e quanto mais próximo desse índice quer dizer que conseguimos ter o controle da doença”, explica.

Ocupando os primeiros lugares no ranking aparecem as cidades de Porto Alegre/RS (0.99), Fortaleza/CE (1.03), Duque de Caxias/RJ (1.06) e Manaus/AM (1.07). Nas últimas colocações estão São Vicente/SP (1.84), Benevides/PA (1.89), Abaetetuba/PA (1.97), Tucuruí/PA (2.05) e Curuçá/PA (2.07).

Ocupação dos leitos

O mais recente boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde mostra que a taxa de ocupação dos leitos exclusivos para coronavírus na Grande Ilha continua caindo. A ocupação dos leitos clínicos é de 23,80%, já os leitos de UTI que atualmente têm recebido pacientes de outros municípios, estão com 78,75% de ocupação.

A diminuição da taxa de ocupação dos leitos vai possibilitar ainda o início do processo gradual de devolução de leitos privados e/ou a mudança de perfil das novas unidades para outras especialidades.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens