Fechar
Buscar no Site

Rubens Jr. e Duarte Jr. cotados para a CCJ, mas PT decide por outro nome, diz jornal

De acordo com o jornal O Imparcial, o deputado federal Rubens Jr.(PT) está cotado como favorito entre seus colegas de partido para assumir a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), a mais importante da Casa, por onde passam todas as proposições.

Outro maranhense também especulado é o deputado federal Duarte Junior (PSB) que, segundo o site O Antagonista, briga por uma cadeira de titular na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e conta com o apoio do ministro da Justiça, Flávio Dino.

No entanto, publicação do jornal O Globo desta quinta-feira(9) informa que o deputado Rui Falcão (PT-SP) será o próximo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

As tendências internas do PT definiram por unanimidade que o parlamentar comandará o colegiado em 2023. A escolha será sacramentada em uma reunião da bancada do partido, marcada para a próxima terça-feira, diz O Globo.

A última vez que o PT presidiu a CCJ foi em 2014. A partir de 2015, o partido não ficou com nenhum cargo de destaque na Casa. A legenda não apoiou os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha, Rodrigo Maia e Lira em sua primeira eleição e ficou alijada dos espaços.

Falcão é ex-presidente do PT e faz parte de uma tendência minoritária da legenda. A Construindo Um Novo Brasil (CNB), corrente dominante, decidiu nesta quarta-feira apoiar a escolha do deputado para a CCJ, mas com a condição de que o grupo majoritário fique com o comando de outras comissões que sejam indicadas pelo PT. A CNB é a ala principal do PT e dela fazem parte o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, e o líder da legenda na Câmara, Zeca Dirceu.

A CCJ analisa a constitucionalidade das iniciativas legislativas e é parada obrigatória de quase todos os textos que passam pela Casa. Por um acordo feito entre os petistas e o PL, o partido de Lula ficará com a comissão neste ano e a sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro ficará com o colegiado no ano seguinte.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens