Fechar
Buscar no Site

Rubens Jr. diz que não há parceria institucional e afirma que Roseana usa Estado para cooptação política

O vice-líder da oposição na Assembleia Legislativa do Maranhão, Rubens Pereira Júnior (PCdoB), denunciou na tribuna do parlamento maranhense a falta de parceria institucional do governo do estado com a classe política. Rubens afirmou que as buscas de parcerias feitas pelo governo estadual, através da governadora Roseana Sarney (PMDB), funcionam como tentativas de “cooptação política”. O deputado afirmou que a parceria institucional anunciada pelo governo “na verdade é uma peça de propaganda antecipada”.

Em discurso feito na manhã desta terça-feira (20), o parlamentar do PCdoB demonstrou que o governo do estado não faz parcerias institucionais, mas usa o poder do governo do estado como instrumento para fazer cooptação política de prefeitos, vereadores e deputados.

“Em nome do mandato que exerço, em nome do povo do Maranhão quero afirmar que no nosso Estado tal parceria institucional não existe, é um engodo, uma mentira, uma propaganda apenas. Prefeitos de oposição são tratados como adversários e perseguidos. Deputados estaduais de oposição são encarados como adversários e perseguidos e o governo vem convocando todos os prefeitos e dizer: olha, o tratamento vai ser indistinto, não depende de partido político”, relatou.

Rubens Pereira Júnior denunciou práticas pouco republicanas na condução da distribuição de emendas parlamentares aos 42 deputados estaduais. Segundo o deputado, o governo deixa de beneficiar a população do estado por diferenças políticas.

“Senão vejamos: já que se é para fazer parceria institucional, por que não se faz uma parceria institucional com um deputado da Casa, que aprovou a sua emenda no orçamento, o orçamento virou lei e a emenda não é liberada? Por que nós votamos de acordo com o nosso entendimento e contra a orientação do governo? Não teve parceria institucional com o prefeito João Castelo, não teve com o prefeito Humberto Coutinho e não teve com a prefeita Suely, de Matões, porque são de partidos tidos de oposição”, denunciou.

Como exemplo, o deputado do PCdoB afirmou que uma emenda parlamentar de sua autoria que destinava R$ 100 mil para o Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo, que já teve parte de seu atendimento suspenso por falta de repasse de verbas.

Outra proposta do deputado de oposição foi a destinação de emendas parlamentares à promoção dos direitos humanos no Maranhão, através da destinação de R$ 100 mil para a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos. Nenhuma das duas emendas foi concretizada pelo governo do estado.

Depois do pronunciamento, Rubens Júnior comunicou a seus eleitores e seguidores no twitter o protesto feito na Assembleia Legislativa. “Governadora, vamos fazer uma parceria institucional com os deputados de oposição? Pague nossas emendas,” disse o deputado por meio de sua página oficial no microblog Twitter (www.twitter.com/rubenspereirajr).

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens