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Rubens denuncia fechamento de escolas da rede estadual

O deputado Rubens Júnior (PCdoB) ocupou a tribuna, na manhã desta terça-feira (7), para denunciar que diversas escolas da rede estadual estão sendo fechadas em vários municípios.

“Trago esta preocupação a esta Casa, porque é uma denúncia que considero extremamente grave e que requer explicações tanto dos líderes governistas deste Parlamento quanto também das autoridades responsáveis pela educação em nosso Estado”, afirmou Rubens Júnior.

Ele enfatizou que ficou estarrecido com a quantidade de reclamações que tem recebido em seu gabinete dando conta de que unidades escolares do Estado estão sendo fechadas em Zé Doca, Balsas, Bacabal, Santa Inês, Codó, Caxias, Pinheiro, Itapecuru Mirim, São Raimundo das Mangabeiras, Rosário e outros municípios.

O problema, segundo o deputado, está acontecendo até mesmo na capital maranhense. “Foi publicado na imprensa, e eu li esta notícia em alguns periódicos, de que em São Luís o Colégio Almirante Tamandaré será transformado em um anexo do Colégio Cintra, o que vem provocando indignação e revolta de estudantes e pais de aluno. Houve protesto por parte da comunidade, tanto dos alunos, quanto do magistério por conta da transferência,”, frisou Rubens Júnior.

Mostrando-se preocupado com a ameaça de redução ainda mais acentuada nos índices educacionais do Estado, Rubens Júnior comentou que há uma alegação por parte do governo de se tratar de uma forma encontrada para acabar com o problema de vagas ociosas na rede estadual.

“Ora, se há vagas ociosas, por que então não se cria ou se transforma estas unidades em escolas de ensino integral?”, questionou o parlamentar. Ao encerrar seu pronunciamento, Rubens Júnior salientou que não se pode aceitar que se repitam experiências mal sucedidas do passado.

“O que está acontecendo é algo parecido com o primeiro governo de Roseana Sarney que, durante oito anos, contabilizou a construção de apenas três escolas em todo o Estado. O problema não são apenas as vagas ociosas, mas sim os índices educacionais do nosso Estado, taxa de analfabetismo, a evasão escolar, qualidade verificada nas avaliações especialmente do ensino médio, a ausência de qualificação técnica,”, ressaltou o deputado.

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