Fechar
Buscar no Site

Cafeteira ensina economia para Adriano Sarney em debate sobre finanças do MA

As finanças do Maranhão foram tema de debate entre o líder do governo, o deputado estadual Rogério Cafeteira, e o oposicionista Adriano Sarney, na Assembleia Legislativa. Desde anteontem, após declaração do sobrinho de Roseana, de que o Maranhão está quebrado, que o assunto vem sendo discutido nas rodas políticas do estado.

Em pronunciamento nesta quarta-feira, 21, Rogério Cafeteira desmoralizou uma tentativa esdrúxula de Adriano Sarney de espalhar o caos financeiro no estado. Com posição de destaque em todos os levantamentos nacionais sobre saúde fiscal, o Maranhão vem se notabilizando por atravessar a crise sem aperreios financeiros.

Após matéria que destacava apenas a análise do resultado primário do Maranhão, Adriano Sarney alardeou que o estado estava quebrado e devendo mais de R$ 1 bilhão. Rogério Cafeteira, então, usou a tribuna da Assembleia para ensinar para o economista neto de José Sarney, que é formado em Economia na França, qual era a diferença entre resultado primário e disponibilidade de caixa.

A explanação deixou Adriano Sarney sem ação, já que o Estado possui hoje, em caixa, mais do que o déficit apresentado nos dados preliminares do resumo primário. Além disso, os entes da Federação que estão quebrados atualmente estão deixando de honrar com folha de pessoal, manutenção da máquina pública e não realizando investimentos, totalmente o contrário do que acontece hoje no Maranhão.

Os confortáveis indicadores fiscais apresentados por Cafeteira, como Despesa com Pessoal (42,39% sobre a RCL), Divida Consolidada Líquida (51,33% RCL) e Limite para Operações de Crédito (3,61% sobre a RCL), desmontam a tentativa estabanada de Adriano Sarney em criar um caos inexistente.

Talvez o neto de José Sarney tenha aprendido um pouco sobre economia na aula de hoje na Assembleia Legislativa, ministrada pelo deputado Rogério Cafeteira.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens