Fechar
Buscar no Site

Ricardo Murad aceita, em parte, desafio de Dutra e Simplício e escala Chiquinho

(15h) O secretário de Estado de Saúde, deputado licenciado Ricardo Murad, aceitou, em parte, o desafio (reveja AQUI) dos deputados federais Domingos Dutra (PT) e Simplício Araújo (PPS) de, junto com eles, e mais a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas e a imprensa, diligenciarem os hospitais do “Programa Saúde é Vida” construídos – ou que estão em construção – pelo governo do Estado. O titular da SES, para tanto, escalou o deputado Chiquinho Escórcio (PMDB) para acompanhar os colegas parlamentares Dutra e Simplício na vistoria das unidades de saúde.

Em resposta encaminhada ao blog, Ricardo diz que, atendendo uma solicitação sua, o deputado federal Chiquinho Escórcio aceitou acompanhar o deputado Domingos Dutra e Simplício Araújo, inclusive nas inaugurações que irão ocorrer, já a partir desta quarta-feira (29), das novas unidades do “maior programa de saúde pública em desenvolvimento no Brasil”, onde serão inauguradas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de São João dos Patos, Timon e Codó.

“Até o mês de julho, o deputado Dutra vai engolir suas mentiras acompanhando o deputado Chiquinho Escórcio”, diz Murad na nota.

O desafio lançado por Dutra e Simplício foi uma reação à correspondência do secretário estadual de Saúde Ricardo Murad, enviada ao blog no sábado (veja aqui), onde afirmou que os dois deputados, depois uma vistoria realizada nas unidades hospitalares na última sexta-feira, “falsearam as informações sem se importar com a verdade, uma mentira vazia que não se sustenta” quanto à estrutura e as condições de funcionamento dos hospitais.

Durante peregrinação nas unidades de saúde de Alto Alegre, Matões do Norte, Peritoró, Bela Vista, Bernardo do Mearim, Lago dos Rodrigues, Lago do Junco, Conceição do Lago Açu e Marajá do Sena, Domingos Dutra e Simplício Araújo disseram ter encontrado deficiências na estrutura dos hospitais, alguns abandonados, sem funcionamento, vigilância, e outros com estruturas comprometidas, sem servidores e água encanada.

Os deputados chegaram a afirmar ter presenciado “muito mato, urtiga, plantação de maxixe, cobra cascavel, melancia, canapum, mamona, melão de são Caetano, cansanção branco, menos gente sendo tratada” nos hospitais visitados. Nos prédios de Matões do Norte, Lago do Junco, Lago Açu e Bela Vista as unidades hospitalares, segundo os parlamentares, estavam literalmente abandonadas, apenas com a presença de alguns animais (jumentos, cães e gatos), pastando e dormindo tranquilamente no matagal que avança sobre as estruturas abandonadas (reveja aqui).

Já nos prédios de Peritoró, Bernardo do Mearim, Lago do Junco, Olho d’Água das Cunhãs e Conceição do Lago Açu, além do abandono, também foi constatado por Dutra e Simplício crimes contra os direitos trabalhistas dos funcionários das obras, salários atrasados, falta de registro em carteira da grande maioria dos trabalhadores e condições insalubres, caracterizando trabalho escravo.

Confira a íntegra, logo abaixo, da resposta de Ricardo Murad ao desafio posto.

Resposta Ricardo Murad ao desafio de Dutra e Simplício

Atendendo a uma solicitação nossa, o deputado federal Chiquinho Escórcio aceitou convidar e acompanhar o deputado Domingos Dutra para as inaugurações das novas unidades do maior programa de saúde pública em desenvolvimento no Brasil.

Nessas visitas, o deputado Chiquinho Escórcio vai representar a bancada do governo Roseana Sarney na Câmara Federal, e de uma vez por todas desfazer as mentiras do deputado Dutra sobre o Programa Saúde é Vida.

As visitas começarão nesta quarta-feira (29), quando o deputado Chiquinho Escórcio levará Domingos Dutra para a inauguração das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de São João dos Patos, Timon e Codó, totalizando 10 UPAs em funcionamento em todo o Maranhão.

Em seguida, Chiquinho Escórcio e Dutra também estarão convidados para as inaugurações de mais 17 hospitais municipais, iniciando por Sucupira do Riachão, São Félix de Balsas e Jatobá.

Até o mês de julho, o deputado Dutra vai engolir suas mentiras acompanhando o deputado Chiquinho Escórcio na programação de inauguração de todos os demais hospitais do Programa Saúde é Vida.

Ricardo Murad.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens