Fechar
Buscar no Site

Ricardo manda apurar denúncia sobre suposto desvio de conduta de médico

Ontem, o blog publicou uma denúncia de um leitor o qual afirmara que um médico que presta serviço na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vinhais estaria encaminhando pacientes, com prontuários da unidade, para sua clínica particular. Segundo ele, ao se dirigir a UPA do Vinhais para um atendimento oftalmológico, o referido médico ao lhe atender, fez uma avaliação na sua vista e disse que era necessário, então, realizar um procedimento cirúrgico de Catarata.

“Foi então que ele, com uma requisição da UPA, me encaminhou para a clínica particular onde ele atende e que lá seria realizada a cirurgia e cobrada por ela. O que eu não entendo é porque ele usou um receituário da SES quando se tratava de um serviço médico particular”, relatou ele.

Imediatamente, o blog encaminhou a denúncia à assessoria da secretária estadual de Saúde informando o fato e solicitando explicações quanto ao procedimento do médico, no sentido de averiguar se a prática era verídica e condizia com as normas da unidade de saúde.

Por meio de nota enviada nesta quarta-feira, 28, ao blog do John Cutrim, o secretário de Saúde Ricardo Murad informa que determinou a abertura de sindicância para apurar a denúncia.

“Vale ressaltar que o referido atendimento oftalmológico é feito no Centro de Especialidades Médicas do Vinhais, e não há consulta com oftalmologistas nas UPAs, onde o atendimento é somente de urgência e emergência, com clínicos médicos e pediatras. A Secretaria de Estado da Saúde esclarece que em todas as suas unidades o atendimento é gratuito, universal e de qualidade”, diz a nota.

O médico citado na denúncia, ao qual preferimos não divulgar o nome antes do resultado da sindicância, também se manifestou sobre o caso. Disse ele: “o exame solicitado é Biometria Ultrassonica do olho que será submetido a cirurgia de Catarata. Exame este que não é feito no Centro de Especialidades Médicas do Vinhais, somente em clinicas conveniadas ao SUS. Alertei ao paciente que haveria dois caminhos: Cemarc – Central de Marcação de Consultas para autorização ou serviço particular”.

Vamos aguardar o resultado. De qualquer forma, vale o elogio a iniciativa do secretário Ricardo Murad em investigar a situação.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens