Fechar
Buscar no Site

Réveillon em São Luís

Publicado na coluna do jornalista Arimatéia Azevedo (Portal AZ, de Teresina)

Com o título ‘Reveillon em São Luis’, o leitor José Ricardo manda o texto abaixo: “tenho lido em sua coluna sobre a incompetência dos nossos políticos que não sabem lutar pelos interesses do nosso estado. Achava que havia um pouco de exagero até constatar a cruel realidade. Por conta de uma certa rixa MA X PI eu sempre desdenhei do Maranhão e sempre que podia ia passar o réveillon em Fortaleza ou em Luíz Correa. Porém este ano, mais por insistência dos amigos, resolvi aceitar o convite deles e a contragosto vim passar o natal e o réveillon em São Luís. Pensei que ia chegar aqui na capital maranhense e encontrar algo parecido com o que conheci nos anos 70, uma cidade mal cuidada e apenas um monte de casarões velhos caindo aos pedaços. Para minha surpresa encontrei uma cidade com cara de metrópole, grandes e modernas avenidas como aquela Avenida dos Holandeses que é de cair o queixo e cheia de turistas. Bem diferente da nossa Teresina. Essa sim, parou no tempo. Em todos os restaurante que vamos encontramos turistas franceses, coreanos e italianos, muitos shoppings, prédios, muitos deles e prédios modernos. Juro que me surpreendi, não esperava isso tudo de São Luís. Teresina por conta dos nossos políticos se comparada com São Luís parece apenas um interior grande. Na avenida Litorânea, muitos hotéis de luxo e lotados, e muitos carros de Teresina estacionados ao longo da avenida. Se nossos governantes não nos fizesse passar raiva e vergonha com a falta de energia no litoral e a falta de estrutura não teríamos tanta necessidade de sairmos do nosso belo estado para passar reveillon em Fortaleza ou São Luís. Os estados vizinhos estão se dando bem às custas da incompetência dos nossos governantes. Desculpe o desabafo, mas alguém precisa dar o grito de alerta. Um abraço – José Ricardo.”

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

6 respostas para “Réveillon em São Luís”

  1. Dom Cosme... disse:

    José Ricardo:
    Fiquei grato com o teu comentário a respeito da minha e tua São Luis… Realmente tudo o que tu disseste a respeito desta ilha é uma verdade incontestável: São Luis é tudo isso e muito mais! No entanto essa ilha dos “Grandes Amores” tem outras faces iguaiszinhas a tua Teresina. Aqui temos aristocracia, assim como lá tem também… Lá tem miséria , e aqui no Maranhão temos também, se lá tem políticos corruptos , aqui temos os heróis da malandragem… Aqui a pilantragem anda solta… Aqui a política é feita com objetivos óbvios! Enquanto tu vens a são Luis passa o Réveillon, daqui vão políticos gozar os amores das amantes de alugueis. São luis e Teresina não se contrastam tanto, enquanto políticos e jornalistas ém de lá para cá gozar a vida nossos miseráveis vão à Tua Teresina em busca de cuidados médicos. Há é verdade que a Litorânea fica cheia de gente de todas as nacionalidades e de todos os estados deste país … Eles vem em busca de grandes negócios e das prostitutas de luxo! Mas que mau há em se gostar de prostitutas? Só não gosta delas o caras que não gostam das frutas. São Luis é muito mais que tudo o que tu enumeraste. Para quem visita São Luis e só visita o Reviver, ou as áreas nobres dessa cidade com mania de “megalomaníaca”, São Luis caminha para se transformar na São Paulo do Norte e nordeste. Essa mania de dizer que aqui “Babaçu abunda ” é coisa do passado, nossos deputados deram um jeitinho nisso , receberam dinheiro e nosso babaçual está indo ao beleléu. Fora disso o teu comentário está dentro dos conformes.
    Desejo que o 2012 te seja de muita felicidade, e que visite muita mais o Maranhão!

  2. Renato Carvalho disse:

    SINCERAMENTE, ESSE LEITOR DE NOME JOSÉ RICARDO, ELE ESTÁ DE SACANAGEM, ELE NÃO ESTA FALANDO SÉRIO. ELE DISSE QUE VIU UMA CIDADE BEM CUIDADA, COM CASARÕES LIMPOS E CONSERVADOS???
    EU NÃO VOU NEM COMENTAR MAIS NADA…MAS ISSO FOI TIRAÇÃO DE SARRO COMO A NOSSA CARA!!! OU ENTÃO ELE BEBEU TANTO QUE PERDEU O JUIZO E NÃO SABIA MAIS ONDE ESTAVA E O QUE ESTAVA FALANDO.

  3. Ana disse:

    Só porque o José Ricardo viu a Holandeses não quer dizer que todas as avenidas são assim. E vamos combinar que enquanto o CE, em Fortaleza o fim de ano leva 1.200.000 (um Milhão de duzentos mil) pra orla, São Luís leva 200.000 (duzentos mil) … Política de Turismo ZERO!
    Outro, Teresina faz em 2012 160 anos, enquanto São Luís, 400. Sem comentários!!
    Gosto da minha cidade, mas não me engano com seus problemas e discrepâncias.

  4. Hélio disse:

    E nossa cidade cresceu muito, a bagunça e o caos do trânsito também, a segurança nem se fala, homicídios, assaltos e toda sorte de crimes. A Av dos Holandeses está linda, as praias também, e também estão cheias de cocô, pois não temos tratamento antes do despejo nas águas, na periferia da cidade e em muitos pontos centrais os buracos ainda infernizam a população, vem milhares de pessoas do interior para o Socorrão: único hospital realmente aparelhado para atender população de todo Estado. Então é isso, Um reveillon lindo, muitos fogos, tudo perfeito!

  5. Zeca disse:

    Ao ver os comentários fico triste em ver como tem gente com ódio de São Luís ou baixa autoestima. Só pode ser uma dessas duas coisas. Para os que odeiam Slz um comentário elogioso dói mais do que um comentário depreciativo a respeito da nossa bela cidade.
    Certa vez eu estava assistindo o programa do Jô Soares e o entrevistado estrangeiro, que não lembro quem era, chamou a atenção do Jô dizendo que o brasileiro tem tanta baixa autoestima que não sabe receber elogios, sempre contesta com frases do tipo “que nada, são seus olhos” ou então corta o elogio mostrando algum defeito. No caso descrito acima, elogiando São Luís, o que se vê é um ódio mortal à cidade por parte de pessoas negativas que lideram a turma do “quanto pior, melhor” . Com certeza SLZ tem defeitos e qualidades assim como Teresina, São Paulo , Paris, New York (EUA) porém, querendo eles ou não, nossas qualidades superam em muito os nossos defeitos. Ainda bem que pelo menos os de fora reconhecem isso. Essas mesmas pessoas, eternamente infelizes, querem levar tudo para o lado pessoal ou político. Potencilizam os defeitos para por culpa na família Sarney, afinal ver alguém elogiar São Luís pode parecer que os Sarney fizeram a coisa certa e isso para eles é mortal. Então eles no uso da sua ignorância política não sabem, ou fingem não saber, que São Luís nunca esteve nas mãos dos Sarney e portanto nunca foi comandada por eles e são tão cegos que não vêem que o texto escrito pelo teresinense não tem a intenção de elogiar os Sarney mas de mostrar indignação aos políticos piauienses. O Piauí tem qualidades , sua capital também tem, e muitas, assim como São Luís e o Maranhão mas só enxergarão isso aqueles que não vivem com os olhos e o coração cheios de ódio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens