Fechar
Buscar no Site

Relator que pediu anulação das provas da operação Boi Barrica contra família Sarney é amigo direto de advogado de Roseana

Sarney e Kakay

A edição da VEJA desta semana traz uma reportagem impressionante de Daniel Pereira e Rodrigo Rangel intitulada “A festa dos bodes”, sobre a impunidade no Brasil, suas origens e suas causas. A matéria revela que o ministro Sebastião Reis Júnior, relator da decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que anulou as provas colhidas durante a Operação Boi Barrica da Polícia Federal que investigou os negócios da família Sarney, é um dos amigos diretos do advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay. Este, por sua vez, para quem não sabe, é amigo do presidente do Congresso, senador José Sarney, e há anos defende a família.

A revista informa ainda que Kakay, advogado do clã Sarney, ofereceu em fevereiro uma feijoada em sua mansão em Brasília onde, entre os presentes, estavam Sebastião Reis Júnior, que anulou as provas contra a família Sarney no STJ, e o ministro do Supremo Tribunal Federal José Dias Toffoli. Diz ainda que no último dia 17, Toffoli e Kakay voltaram a se encontrar em uma festa, em Araxá, Minas Gerais, no casamento de um dos filhos do ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, que, em mais uma coincidência, foi quem advogou para Roseana Sarney no processo que cassou o mandato do governador Jackson Lago.

Acompanhe abaixo um trecho.

(…)

Relator do caso que resultou no arquivamento do processo que investigou a família Sarney, o ministro Sebastião Reis Júnior foi empossado em junho passado no STJ. Um de seus amigos diletos é o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro. Kakay, como o advogado é conhecido em Brasília, também é amigo de Sarney e defensor do clã maranhense há tempos. (…) “O Sebastião é meu amigo há muito tempo, mas não atuei nesse caso, não conheço os detalhes do processo nem sabia que ele era o relator”, diz Kakay. Em fevereiro, o advogado organizou uma feijoada na mansão em que mora, em Brasília, que reuniu ministros, senadores e advogados famosos. Sebastião Reis era um dos convidados. Na ocasião, apesar de ainda ser aspirante à vaga no STJ, já era paparicado como “ministro” por alguns convivas. O ministro do Supremo Tribunal Federal José Dias Toffoli também participou da feijoada, que varou a madrugada. Ah, as festas e os quartos de hotel em Brasília…

No dia 17 passado, um sábado, Toffoli, Kakay e representantes de famosas bancas de advogados de Brasília voltaram a se encontrar em uma festa, em Araxá, Minas Gerais, no casamento de um dos filhos do ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence. O aeroporto da cidade não via um movimento assim tão intenso fazia muito tempo. Os convidados mais famosos chegaram a bordo de aviões particulares, inclusive o ministro Dias Toffoli. Em nota, ele explicou que o avião lhe fora cedido pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, onde dá aulas. Naquele dia, por coincidência, o ministro, que estava junto de sua companheira, informou que tinha um compromisso de trabalho no campus que a instituição mantém em Araxá.

Sepúlveda Pertence é o presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência – uma espécie de vigilante e fiscal do comportamento das autoridades do Executivo. Além de Kakay e Toffoli, ele recebeu como convidados o ex-senador Luiz Estevão (condenado a 31 anos de prisão e que deposita suas últimas esperanças em se safar da cadeia nos recursos que serão julgados no STJ e no Supremo) e o empresário Mauro Dutra (processado por desvio de dinheiro público) – e advogados que defendem ou já defenderam ambos. Toffoli é relator de um dos processos de Luiz Estevão no Supremo. Os quartos do hotel mais luxuoso da cidade foram ocupados, portanto, por juízes, réus e advogados que atuam em processos comuns. A feijoada de Brasília terminou na madrugada do dia seguinte, com um inofensivo karaokê. A festa de Araxá também avançou a madrugada, embalada por música eletrônica. Havia, porém, uma surpresa guardada para o final.”

Era a farta distribuição de lança-perfume, o que é crime, segundo as leis vigentes no país, pelas quais boa parte daqueles convivas — exceção feita aos criminosos, claro! — deveria zelar.

Leia a íntegra da reportagem na revista.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

5 respostas para “Relator que pediu anulação das provas da operação Boi Barrica contra família Sarney é amigo direto de advogado de Roseana”

  1. MORTE À ESTES BANDIDOS.MILITARES VAMOS TOMAR,BANDIDOS DESTE SUPREMO SERÃO DECAPITADOS.

  2. adauton cezar nunes costa disse:

    infelizmente nossos senadores e deputados formam uma imensa quadrilha amparados por leis que os mesmos aprovaram e que tem suporte dos elementos do tribunal sendo eles supremo, superior e tribunais normais. A minha indignação é que o supremo tribunal federal é parcial na maioria das vezes usando dois pesos duas medidas e também o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, na qual seu representante legal não tem nenhum compromisso com lei, não faz nenhuma denúncia, contra esses ALGOSES, da democracia só denuncia o que é de interesse para essa quadrilha. Nós estamos desamparados e sem nenhum órgão competente para colocar um basta nessa farra, em tempo, outra quadrilha de tamanho gigantesco, são todos os partidos que infelizmente não salva nenhum.

  3. HAROLDO disse:

    Povo brasileiro vamos reagir pelo amor de DEUS que povo nós samos, vamos reagir, nós milhões de homens e mulheres ficar refem de um só BANDIDO, Vamos reagir chega Ô, vamos nos mabilizar, fazer uma revolução vamos dar uma resposta ao MUNDO. ACORDÃO BRASILEIRO.

  4. FAMÍLIA SARNEY, UMA FAMILIA DESGRAÇADA, SUGA O SANGUE DO POVO POBRE DO MARANHÃO E DO BRASIL, UMA FAMILIA QUE TERIA QUE SER ELIMINADA DA FACE DA TERRA, VERMES IMUNDOS, UM DIA VCES VÃO PAGA CARO POR TUDO O QUE TÃO CAUSANDO DE MAL A NAÇÃO, VELHO SARNEY LADRÃO, JA NÃO TEM O BASTANTE? CONTINUA SEMPRE FAZENDO O MAL A HUMANIDADE, VOCE VELHO IMUNDO, TERIA QUE SER ESQUARTEJADO E JOGADO NUMA FOÇA, VELHO PORCO DESGRAÇADO.

  5. VOCE RELATOR DE UMA FIGA, VOCE DEVE SER UM CORNO SAFADO SEM VERGONHA DESUMANO, DEVE QUE SEUS FILHOS TAMBEM SERÃO CAPACHOS DE POLITICOS, SEU VERME IMUNDO, SEBASTIÃO DOS DIABOS, VOCE DEVE TER OU TEVE PAIS DA MESMA QUALIDADE DE VOCE, SEU PILANTRA DESGRAÇADO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

mais / Postagens