Fechar
Buscar no Site

Reflexões

Por: José Reinaldo Tavares

Em 7 de outubro próximo teremos uma das mais importantes eleições municipais na capital. Pela primeira vez um prefeito de São Luís resolveu enfrentar os grandes e antigos problemas e carências da capital, e, mesmo sem ajuda estadual e sofrendo todo o tipo de dificuldade, conseguiu fazer uma administração como há muito não se via por aqui. E o fez com muito sucesso e competência. Ex-governador, responsável por um grande trabalho na capital como o sistema Italuís, o Complexo Esportivo do Castelão, ponte Bandeira Tribuzi que concluiu, imensos bairros da cidade foram criados por ele etc..

Acostumado que estava com grandes desafios não se intimidou com as dificuldades. Nos primeiros dois anos pensou a cidade, tapou buracos nas ruas e avenidas e preparou projetos que tratou de mostrar e aprovar junto ao governo federal como as modernas avenidas e corredores de transporte, com ônibus articulados transitando na parte central, projetou o VLT com sete linhas para atender toda a cidade, preparou a licitação definindo um novo sistema de ônibus moderno para atender melhor a população, com novos direitos e deveres para os empresários e a para a prefeitura, tudo em benefício da população, preparou os projetos da integração do Centro Histórico ao restante da cidade, integrando a cidade antiga com a nova e moderna São Luís, preparou 72 colégios para o ensino integral, projetou e iniciou a construção de um moderno hospital de urgência e emergência, absoluta necessidade que irá melhorar muito o atendimento da saúde pública da cidade, entregou teatros, recuperou parques, pavimentou quase todos os bairros da cidade, modernizou dezenas de avenidas, construiu grandes estruturas de canalizações de valas e cursos d’água nos bairros, está concluindo a primeira parte da Av. Litorânea, e preparou o novo código de postura da cidade, o do saneamento básico, entre tantos outros projetos importantes que transformam e transformarão a cidade se continuados. Um deles merece destaque, é a retomada da concessão da água e do esgoto da cidade que serão recuperados e postos para funcionar pelo prefeito Castelo.

Muitos desses projetos, muito bem elaborados por sinal, foram apresentados e aprovados em parceria pela presidente Dilma Rousseff e estão em andamento. É verdade que o governo Estadual em nada ajudou.

Mas isso faz parte da cultura política implantada no estado. E o resultado apenas atrasa o desenvolvimento da cidade.

A cidade, mesmo com todo o trabalho e esforço do prefeito, está ainda distante de algumas capitais do nordeste brasileiro. E se os três níveis de governo se dessem as mãos quem ganharia era a cidade e a população da capital.

Isso será possível? Não sei. A cultura é de cooptação e isso atrapalha as melhores intenções.

Lourival Bogéa, esse combativo e lúcido jornalista, defendeu inúmeras vezes esse entendimento enxergando nele a chave para uma São Luís melhor. Mas será que haveria clima para um entendimento institucional em benefício da população e da cidade? Repito que não sei, guardo as minhas dúvidas.

Eu vejo que a presença do prefeito Castelo é muito importante para a continuação de seus importantes projetos em realização na cidade. Os demais candidatos bateram muito no prefeito e fizeram reparo aos projetos em andamento, principalmente ao VLT. Assim, entende-se que não os continuarão o que se configurado será um tremendo prejuízo para São Luís. Só Castelo é garantia da continuidade desses projetos, ninguém mais.

Mas agora os que estiverem no segundo turno terão o mesmo tempo. E no caso de Castelo mais do que dobra o que atualmente dispõe, pois passará dos atuais 3,17 minutos para 10 minutos o que finalmente lhe permitirá mostrar melhor suas realizações e seus projetos para o futuro. Para quem tem a mostrar como o prefeito, sem dúvidas é muito bom.

Sabem como o VLT, em construção em Sobral no Ceará, é chamado lá? Metrô de Superfície. Imaginem se Castelo o chamasse assim aqui também.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens