Fechar
Buscar no Site

Rede de Saúde de São Luís recebe investimentos da prefeitura

O trabalho é fruto de uma série de visitas técnicas realizadas pelo secretário Vinicius Nina

O trabalho é fruto de uma série de visitas técnicas realizadas pelo secretário Vinicius Nina

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), vem promovendo uma série de melhorias na Rede de Saúde da capital. O trabalho é fruto de uma série de visitas técnicas realizadas pelo secretário Vinicius Nina e equipes da Semus às Unidades de Saúde que compõem a Rede em São Luís.

A reestruturação física da Rede de Saúde é uma ação importante da administração municipal, mas não é a única que vem sendo realizada. A normalização do abastecimento de medicamentos, alimentação e insumos foi um grande passo dado pela nova gestão que encontrou no início do ano um cenário de total deficiência em, praticamente, todas as Unidades de Saúde.

Segundo o secretário, eventualmente, pode ser registrada a falta temporária de um ou outro item devido aos números de atendimentos superarem as expectativas, mas a reposição é feita rapidamente. “É um ponto que está sendo discutido e corrigido”, informa.

A população vem tendo um papel fundamental, auxiliando a administração central nesses casos. Outro parceiro importante é o Ministério Público Estadual (MPE). Vinicius Nina afirma que o órgão é um grande aliado, orientando e identificando os meios legais para a resolução dos problemas.

A normalização do fluxo do atendimento é uma das grandes preocupações da Semus. Além do grande número de atendimento a pacientes de outros municípios devido à falta de investimento nos sistemas de saúde no interior do estado. A inversão que hoje ocorre na procura pelos serviços é, também, uma das principais causas da superlotação nas portas de entrada dos hospitais de urgência e emergência.

Vinícius Nina ressalta que a unidade de urgência e emergência não deve ser o primeiro caminho do cidadão. O atendimento inicial deve acontecer nas Unidades Básicas, onde grande parte dos problemas pode e deve ser resolvida. “A emergência tem que ser uma exceção. Por isso, estamos reforçando tanto a parte física quanto a parte humana das Unidades Básicas de Saúde. O Cidadão deve procurar a Unidade de Saúde Básica e ter o atendimento. E para que esse atendimento funcione adequadamente é que os investimentos estão acontecendo”, afirma.

Para ele, é preciso colocar num mesmo patamar de qualidade os atendimentos em todos os tipos de serviço. Pensando nisso, a Semus aderiu ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) que visa imprimir um padrão de qualidade e trazer ações mais efetivas para o atendimento na Atenção Primária.

Nesse contexto, as equipes do Programa Saúde da Família têm papel fundamental. Mais 24 equipes foram implantadas, totalizando 104 equipes do PSF em São Luís que, agora, está dentro da meta exigida pelo Ministério da Saúde que é de quatro mil habitantes por equipe, o que representa 35% de cobertura pelo Programa.

Segundo a coordenadora municipal do PSF, Paola Trindade, a Atenção Básica é uma das formas mais eficazes de evitar esse fluxo equivocado que acontece de pacientes para os Socorrões. “É na comunidade que precisamos resolver os problemas. Os profissionais do PSF têm essa missão que é fazer um acompanhamento mais próximo e evitar que haja o agravamento dos problemas de saúde. Isso evita a corrida aos hospitais de maior complexidade”, ressalta.

Para Paola Trindade, a adesão da Secretaria de Saúde ao Programa Nacional de Valorização da Atenção Básica (Provab) foi decisivo para a integração dos 45 novos médicos que foram inseridos nas equipes do Saúde da Família.

Vinicius Nina destaca que essas são ações pontuais que agem diretamente no contexto geral dos problemas apresentados pela Rede de Saúde. “Estamos trabalhando na normalização do fluxo para evitar a superlotação e as Unidades Básicas é que vão reverter esse quadro. Para isso, estamos fazendo esses investimentos que resultam na qualidade do atendimento primário. Isso vai fazer com que a população volte a buscar esses serviços que ainda tem pouca procura. É preciso criar na população o hábito da saúde preventiva”, acrescentou.

O secretário juntamente com equipes técnicas da Semus, mantém agenda semanal de visitação às Unidades de Saúde que compõem a Rede de São Luís.

HOSPITAL DA CRIANÇA

Na última semana, o Hospital da Criança teve o sistema de climatização das recepções instalado e foram feitas melhorias nas acomodações dos pacientes com a aquisição de poltronas reclináveis e novos equipamentos de suporte.

O Hospital será uma das unidades que passarão por reforma e ampliação. Serão criados 18 novos leitos na enfermaria de urgência e emergência, haverá ampliação da sala de esterilização, construção de um centro cirúrgico interligado às áreas de urgência e emergência e reforma do lactário e brinquedoteca.

Também serão realizadas adequações na infraestrutura do prédio como na rede elétrica, onde serão instalados novos transformadores e um grupo gerador, e na rede de esgotos com a melhoria do sistema de drenagem das águas da chuva e construções de caixas coletoras.

SOCORRÃO I

O Hospital Djalma Marques (Socorrão 1) terá a reforma de enfermarias, centro cirúrgico, UTI e sala de procedimentos. Devido às constantes falhas no fornecimento de energia e o esgotamento sanitário deficiente, será feita ainda a recuperação da subestação de energia, da rede de instalação elétrica, de cisternas e do sistema de bombeamento d´água.

SOCORRÃO 2

No Hospital Clementino Moura (Socorrão 2) serão disponibilizados novos leitos e haverá ampliação da UTI, da área de apoio aos acompanhantes e da área de atendimento no exame de tomografia. Assim como no Djalma Marques, a rede de esgoto também será recuperada.

UPAs

Novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) serão disponibilizadas para o atendimento à população. Para isso, o Socorrinho do Cohatrac, que nessa gestão teve seu atendimento normalizado, será adaptado nos moldes das novas UPAs. A zona rural de São Luís também será contemplada com uma UPA.

No bairro do Anil será construída uma UPA que substituirá o atual Pronto Socorro que hoje está situado em uma área inadequada imprópria para os serviços de apoio. O terreno onde será construída a nova Unidade está sendo avaliado para apresentação do projeto ao prefeito e posterior encaminhamento ao Ministério da Saúde.

UBS

Outras 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS) também passarão por reformas sendo que cinco serão ampliadas e mais cinco serão construídas (veja aqui). Todas com recursos já aprovados.

ACADEMIA DA SAÚDE

Cinco Pólos da Academia da Saúde serão inaugurados em São Luís. As Academias são um projeto do Ministério da Saúde e agem de forma complementar às ações de saúde, promovendo as boas práticas de saúde com exercício físicos e bons hábitos de vida.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens