Fechar
Buscar no Site

Realizada pela Prefeitura de São Luís, 16ª FeliS já supera marca de 50 mil visitantes e mais de 35 mil livros vendidos

Consolidada como o maior evento literário do Maranhão, a 16ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS) já superou a marca de 50 mil visitantes. Realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Cultura (Secult) e Educação (Semed), a feira ocorre até domingo (22), na Praça Maria Aragão. A expectativa é que o número de visitantes cresça, ainda mais, ao longo do fim de semana.

Além do grande número de visitantes, a 16ª FeliS também já ultrapassou a marca de 35 mil livros vendidos, isso até o dia 19 de outubro, consolidando o evento como um ponto de encontro para os amantes da literatura. A presença de 15 expositores de venda de artesanato e 20 espaços de alimentação proporciona aos visitantes uma experiência completa, combinando literatura com cultura local.

Na FeliS, a expressão artística vai além da literatura, abrindo espaço para a celebração da arte visual. O evento conta com a participação de 15 artistas que apresentam suas exposições autorais, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes. Com 56 estandes destinados a expositores, abrangendo livreiros e parceiros institucionais, a diversidade de títulos disponíveis é vasta.

A programação da feira é diversificada e possui uma estrutura que conta com três estandes climatizados voltados para o público infantil; dois auditórios para palestras e apresentações culturais; um espaço para lançamento de livros; dois para exposições; um espaço de leitura, além de quatro carros-bibliotecas e uma área infantil com programação de oficinas.

Entre as atrações da 16ª FeliS, estão 26 rodas de conversa e bate-papo literário, 36 sessões de cinema, 20 recitais de cordel com múltiplas apresentações diárias, 33 performances poéticas e mímicas, nove espetáculos infantis, 46 contações de histórias infantis e pintura de rosto da criançada.

Estímulo à leitura

A promoção da educação é um pilar fundamental na FeliS, evidenciada pela distribuição de 6,5 mil vales-livro, o que representa uma média de 13 mil livros vendidos na feira para estudantes das escolas da rede municipal de ensino. Além disso, o evento proporcionou intervenções literárias em três escolas municipais, com a participação de escritores de renome nacional, como Sonia Rosa e Luciano Pontes, que contribuíram para o fortalecimento dos laços entre literatura e aprendizado.

A funcionária pública Letícia Figueiredo, natural de Belo Horizonte, mas que escolheu São Luís como seu lar há pouco mais de dois anos, visitou pela primeira vez a FeliS, nessa sexta (20), e aprovou a iniciativa.

“É a primeira vez que eu participo da Feira do Livro de São Luís. Eu não sabia desse evento tão grandioso e importante. Acredito, sinceramente, que esta seja uma oportunidade extraordinária para incentivar pessoas de todas as idades a cultivar o hábito da leitura e explorar novos universos literários”, disse a servidora pública.

Há três anos, a sueca Sarah Johansson mora em São Luís e nesta edição da FeliS expõe instrumentos musicais feitos por ela mesma. Ela expressou sua empolgação com o evento, destacando a fascinação pelo encontro entre pessoas, livros e intelectualidade, assim como pela rica variedade de experiências oferecidas por palestras e apresentações musicais na feira.

“Eu sou da Suécia, vim aqui passear no Brasil com a minha mochila, conheci o meu companheiro e me apaixonei pela arte e por tudo aqui da Ilha do Amor, que até então eu não conhecia. Eu queria morar num local quente, com praia e com tambor que bate na rua, e aqui tem tudo isso. Estou amando essa experiência aqui na Feira do Livro. Várias pessoas passam por aqui diariamente, cada um do seu jeito. Tudo muito especial”, afirmou Sarah, que também é massagista.

Comércio de livros

Além de uma ampla gama de livros novos, a FeliS também destaca a importância dos livros usados por meio de estandes de sebos. José Ribamar Almeida, representante do Sebo Feira da Tralha, compartilhou sua experiência ao participar da FeliS por sete anos consecutivos.

“Os sebos não apenas oferecem opções econômicas para os amantes da leitura, mas também contribuem para a sustentabilidade e a preservação da literatura, demonstrando que os livros têm vidas múltiplas e podem continuar a enriquecer as vidas dos leitores ao longo do tempo”, ressaltou.

Para Hélio Ricardo, um dos livreiros com estandes na feira, a FeliS é um evento aguardado durante todo o ano por aqueles que trabalham na cadeia produtiva do livro no Maranhão.

“Eu fico muito feliz em participar de mais uma edição da feira do livro, esse que é o maior evento literário-cultural do Maranhão, já faz parte do calendário da cidade. Nós esperamos o ano todo por essa feira, eu acho esse evento maravilhoso. A movimentação aqui está aquela que nós esperávamos, mas só vamos conseguir mensurar esses resultados após o último dia, nossas expectativas são as melhores possíveis”, pontuou o livreiro.

A FeliS também se destaca como uma excelente oportunidade para empreendedores da cidade conquistarem uma renda adicional neste período. O empreendedor Gilberto Guerreiro, que levou para a feira a venda de crepes, afirma que a movimentação está acima da esperada e parabeniza a Prefeitura de São Luís por mais uma edição de sucesso da Feira do Livro.

“Sem dúvida, a Feira do Livro é uma excelente oportunidade para nós empreendedores, uma outra forma de gerar renda, é um público bastante diversificado, e isso tem sido muito bom para nós. Para este último fim de semana da feira, as nossas expectativas são as melhores possíveis e, com certeza, essa movimentação vai aumentar. A Prefeitura de São Luís está de parabéns em oportunizar esse espaço para que os empreendedores locais vendam seus produtos e serviços, além dos livros”, acrescentou Gilberto.

Para o secretário Municipal de Cultura, Marco Duailibe, a Feira do Livro é um evento que abrange diversos segmentos da sociedade. Segundo ele, a feira visa beneficiar não apenas os livreiros e os sebos literários, mas também aqueles que estão envolvidos com a literatura maranhense, como as academias de letras.

“A Praça Maria Aragão não apenas é o berço da Feira do Livro, mas também desempenha um papel fundamental ao tornar o evento acessível a todas as pessoas. A feira é também uma grande oportunidade de geração de emprego e renda temporária para quem tem os seus próprios negócios de produtos alimentícios e que queiram vender por aqui. Com isso, a FeliS se manifesta não apenas na celebração da literatura, mas também na sua capacidade de impactar positivamente a comunidade e a economia local”, ressaltou o secretário de Cultura.

Homenageado

Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, no Maranhão, em 1823. Ele foi um poeta, professor, jornalista e teatrólogo brasileiro. É lembrado como o grande poeta indianista da Primeira Geração Romântica. Deu romantismo ao tema índio e uma feição nacional à sua literatura. É considerado um dos melhores poetas líricos da literatura brasileira. É Patrono da cadeira n.º15 da Academia Brasileira de Letras.

Conforto e segurança

A Feira do Livro conta com a segurança feita pela Guarda Municipal de São Luís (GMSL). Além disso, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) coordenam o trânsito no entorno da Praça Maria Aragão para garantir uma experiência segura para todos.

A FeliS ainda conta com seguranças privados e bombeiros civis, disponibilizados pela Secult, além de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Blitz Urbana, Limpeza e Iluminação.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens