Fechar
Buscar no Site

PT entre candidatura própria ou apoiar Madeira, Rubens Jr., Bira ou Duarte Jr.; decisão no dia 20 de junho

Em documento interno tornado público aos quase oito mil filiados que o Partido dos Trabalhadores (PT) possui na capital maranhense, o presidente do Diretório Municipal em São Luís, vereador Honorato Fernandes, apresentou aos correligionários os possíveis destinos que poderão ser seguidos pela sigla no processo eleitoral, até então, marcado para outubro deste ano. Segundo Fernandes, o primeiro caminho tem como base a resolução nacional datada de março de 2020, na qual a Executiva Nacional, evidenciando a importância do pleito para o projeto partidário nacional, orienta que em todas as capitais do Nordeste a sigla lance candidatura própria.

Neste cenário, além do deputado Zé Inácio, aparecem os nomes de Cricielle Muniz, coordenadora do projeto Travessia e membro da Executiva Nacional, e do próprio vereador Honorato. A segunda possibilidade diz respeito à política de alianças.

“No tocante à composição, as nossas diferentes forças avaliam os nomes dos pré-candidatos José Carlos do Vale Madeira (Solidariedade), Rubens Junior (PCdoB), Bira do Pindaré (PSB) e Duarte Junior (Republicanos), todos aliados do governador Flávio Dino. Mas é importante ressaltar que, para cada movimento, digo, seja de candidatura própria ou composição, existem prós e contras, pois, muito embora estejamos buscando uma representação própria, temos a consciência que precisamos de uma candidatura que encabece um bom debate para cidade”, esclareceu o presidente.
É oportuno ressaltar que, com base em deliberação da Direção Nacional, por meio de procedimento extraordinário de abril de 2020, a decisão do rumo que deverá ser seguido ficará a cargo exclusivo da Executiva Municipal, formada por 45 membros e, posteriormente, referendada pela Nacional.  Os rumos do partido começarão ser definidos no próximo dia 20, quando acontecerá o Encontro de Tática Eleitoral.

“Neste encontro, estaremos decidindo por candidatura própria ou aliança. Particularmente, na condição de presidente, defendo que tenhamos o nosso próprio candidato, desde que preenchidos dois requisitos: o primeiro, precisa atender ao projeto nacional do partido e; o segundo, que haja uma unificação de todas as forças em torno de um nome que tenha condições de realizar um debate propositivo em favor da cidade. Contudo, a decisão ficará a cargo do nosso Diretório e acompanhada pela Direção Nacional“, explica Honorato.

DISPUTA INTERNA

De acordo com informações obtidas na base, três nomes são cotados para disputar prévias do partido à prefeitura da capital, maior colégio eleitoral do Maranhão e ponto estratégico na política estadual rumo à corrida de 2022. São eles: o deputado Zé Inácio; o vereador Honorato Fernandes, presidente municipal da legenda; e a militante Cricielle Muniz. Com informações do Maranhão Notícia

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens