Fechar
Buscar no Site

Análise: Projeto de abuso de autoridade pode colocar Bolsonaro em choque com o Congresso

Por Marcelo de Moraes

Jair Bolsonaro tem um complicado problema político para resolver. O Congresso aprovou na noite de quarta-feira, 14, o projeto que trata do abuso de autoridade. Mas embora tenha recebido grande apoio parlamentar, a proposta sofre pesadas críticas por ser vista como um mecanismo de restrição às investigações contra a corrupção. Por causa disso, nas redes sociais, começou uma forte campanha para que o presidente vete o projeto.

Assim, o presidente pode escolher jogar para a galera e vetar a proposta – ou parte dela. Mas, em troca, terá de enfrentar a irritação dos parlamentares. E, sempre é bom lembrar, deputados e senadores têm o poder de derrubar um veto presidencial. Se isso acontecer, o projeto vai valer do mesmo jeito e Bolsonaro ainda precisará administrar o peso dessa derrota. A sinuca do presidente não fica mais fácil se ele optar por não vetar o texto do Congresso. Nesse caso, precisará explicar para muitos dos seus eleitores por que se alinhou aos parlamentares. Também será preciso ver a reação do ministro da Justiça, Sergio Moro, sobre isso. Não há uma solução simples à vista.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens