Fechar
Buscar no Site

Processo de compras e contratações públicas serão otimizados no Maranhão

A Secretaria de Estado de Gestão, Previdência e Assistência dos Servidores (Segep), por meio da Secretaria Adjunta de Registro de Preço, está implantando o novo Catálogo de Especificações de Materiais e Serviços do Estado do Maranhão, em substituição ao SIAGEM.

O Catálogo de Especificações de Materiais e Serviços é um dos módulos do SIGA, sistema que gerencia o Portal de Compras Governamentais, disponível em www.compras.ma.gov.br. É utilizado para classificação e catalogação dos materiais e serviços nos padrões de qualidade e de desempenho exigidos, permite a uniformização e padronização das especificações dos itens adquiridos pela Administração Pública Estadual, além de otimizar os processos de compras e contratação do Estado.

A mudança é fruto da necessidade de implementação de um catálogo mais indutivo, flexível, capaz de estabelecer uma padronização para todos os órgãos que compõem a estrutura do Governo e que possibilite a integração com os demais sistemas de gestão do Estado, como é o caso do sistema financeiro – SIGEF, além da substituição definitiva do SIAGEM. Segundo a secretária da Segep, Flávia Alexandrina, “é um marco importante para a consolidação de compras públicas mais eficientes ao passo que facilita o cadastro e utilização de itens no Portal de Compras, sendo o primeiro catálogo implantado utilizando a metodologia Federal Supply Classification”.

A principal inovação obtida com a implantação é o aprimoramento do cadastro dos materiais e serviços com um novo padrão descritivo para a categorização dos itens. “Essa alteração proporcionará o fim da duplicidade e a sistematização dos objetos cadastrados, pois confere uniformidade ao tratarmos de um mesmo tipo de material, o que acaba por facilitar a pesquisa e utilização dos itens, além de manter um catálogo atualizado e em conformidade com as descrições usualmente praticadas no mercado”, comenta o secretário adjunto de Registro de Preços, Deimison Santos.

Implantação do catálogo

“O processo de implantação teve início em junho deste ano, com finalização prevista para agosto, com a capacitação de mais de 150 servidores públicos de todos os órgãos do Estado e início da etapa de saneamento dos mais de 25 mil itens constantes da base de dados”, explicou Flávia Alexandrina.

Os treinamentos presenciais serão coordenados pela Secretaria Adjunta de Registro de Preços, com previsão de realização na segunda quinzena de julho.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens