Fechar
Buscar no Site

Primeira semana de dezembro tem 18 homicídios na Ilha

POR GABRIELA SARAIVA* (JP)

Dezesseis assassinatos foram registrados na primeira semana do mês de dezembro, até a noite de sexta-feira (7). Treze mortes ocorreram com o uso de arma de fogo, quatro com o de arma branca e uma vítima foi morta a pauladas.

Entre os mortos, 16 homens e duas mulheres. Letícia Jane Silva Souza, de 26 anos, foi assassinada com o uso de arma branca, no dia 2, e Joana Gaspar Silva, 58 anos, foi morta a facadas, na madrugada de sexta-feira (7), por José Arnaldo Santos Barros, com quem Joana vivia.

Apenas uma morte, em que a vítima era adolescente, foi registrada na primeira semana de dezembro. Gutemberg Silva Barreto, de 15 anos, morreu no dia 5, no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão 1), depois de ter sido baleado no dia 3, na Rua do Peixe, na Alemanha. Ele foi vítima de uma guerra entre grupos rivais do Caratatiua, no João Paulo, e da Rua do Peixe, na Alemanha.

Dois homicídios na sexta – Dois homens foram assassinados na noite de sexta-feira (7), na zona rural, de São Luís. Um homicídio ocorreu na Vila Brasil; outro, no Maracanã.

Jonas de Jesus Dinis, de 25 anos, foi assassinado com três tiros na cabeça por um desconhecido. O jovem chegou a ser socorrido e levado ao Socorrão 1, mas não resistiu aos ferimentos. Jonas morava na Rua do Sítio nº 23, na Vila Brasil.

Na Rua da Alegria (Maracanã), Bartolomeu Correia Silva, 28, foi alvejado com vários golpes de arma branca e morreu no local. A vítima residia na Rua do Campo, nº 33, no Rio Grande também na zona rural de São Luís.

(*Colaborou Valquíria Ferreira)

Arma de fogo é usada em 69% dos assassinatos

O mês de novembro registrou 61 assassinados na Grande São Luís. Desse total, 44 casos foram cometidos com o uso de arma de fogo, o que representa 69% das ocorrências. Com o somatório de novembro, chega a 633 o número de homicídios ocorridos em 2012, ultrapassando em 30 mortes a estatística de 2011, quando foram somados 603 assassinatos. Os dados foram obtidos com base em levantamento feito pelo Jornal Pequeno junto ao livro de ocorrências do Instituto Médico Legal (IML).

Comparado ao mesmo mês de 2011, quando foram somadas 55 ocorrências, em novembro deste ano houve um acréscimo de seis assassinatos, ou seja, de quase 11%. Em relação ao mês de outubro, deste ano, quando foram registradas 72 mortes, novembro obteve uma queda de 11 casos.

Dos 44 homicídios ocorridos com o uso de arma de fogo, em dois também foram utilizadas armas brancas. No restante, que completa os 61 casos somados em novembro, 17 ocorreram com o uso de arma branca (sendo que em um deles a vítima também foi agredida com pauladas) e cinco foram empregados outros meios, tal como pedradas, espancamento, pauladas e queimaduras.

Entre as vítimas, 57 eram homens, três eram mulheres.

O maior número de assassinatos ocorridos em novembro foi com pessoas na faixa etária acima de 22 anos, totalizando 40 mortes. Entre a idade de 16 a 22 anos, a soma foi de 17 casos. Abaixo dos 16 anos não houve registro. Dois corpos ainda permanecem sem identificação no Instituto Médico Legal e outro não teve a idade informada.

Outro dado de destaque é de que, pelo menos 11 dos 72 assassinatos de novembro podem estar relacionados ao tráfico de drogas.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens