Fechar
Buscar no Site

Presidentes nacionais do PSB e PCdoB desconversam sobre fusão dos dois partidos

Em entrevista à CNN o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), falou sobre uma possível fusão ou incorporação do PCdoB ao PSB, “não é que o PCdoB deixará de existir”, afirmou. A presidente nacional do partido, a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, por sua vez, afirmou não haver “nenhum debate em curso sobre fusão do PCdoB com o PSB ou com qualquer outro partido”.

“O partido hoje trabalha para ter um bom desempenho nas eleições deste ano e chegar a 2022 ainda mais fortalecido. Não existe possibilidade de ter o fim do PCdoB. O PCdoB é uma instituição que carrega e defende um sonho, uma perspectiva, que é a construção do socialismo no Brasil. Enquanto houver injustiça social, essa perspectiva não morrerá, estará sempre na ordem do dia e presente. Também não há nenhum debate em curso sobre fusão do PCdoB com PSB ou com qualquer outro partido”, declarou.

Luciana também falou sobre a cláusula de barreira, motivo que levou a quase-extinção do partido em 2018. “O que temos, é uma legislação autoritária no País, que institui a famosa cláusula de barreira para que uma legenda possa existir institucionalmente. É uma determinação autoritária porque tem como único objetivo reduzir a quantidade de legendas. Mas estamos nos preparando para enfrentar a cláusula de barreira. Por isso, temos projetos arrojados no Brasil todo em 2020”.

Ela destacou algumas pré-candidaturas que lidera pesquisas em alguns municípios, como Porto Alegre, Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Olinda, com o atual deputado estadual e ex-prefeito do Recife pelo PT, João Paulo (PCdoB), que está com a pré-candidatura confirmada. “Estamos ajustando nossa tática para nos adequarmos às novas exigências da lei eleitoral e nos reposicionarmos na cena”.

Luciana Santos destacou, ainda, a atuação do governador do Maranhão Flávio Dino, que “aparece na cena nacional como um possível pré-candidato à presidência da República dois anos antes das eleições”. “Somos hoje um partido que tem uma figura como Flávio Dino. Ele foi deputado federal duas vezes e é um governador reeleito, tudo isso dentro da legenda do PCdoB. Ser do PCdoB nunca foi empecilho para ele virar o que virou, não o impossibilitou de liderar uma frente ampla e conquistar uma vitória política contundente, de repercussão nacional”, pontuou ao JC/UOL.

O presidente do PSB, Carlos Siqueira também comentou a discussão para possível fusão com o PC do B.

“Não vou discutir fusão de partidos pelos jornais. Essa é a forma segura de a fusão não dar certo”, disse ele a O Antagonista.

O Globo traz hoje que Flávio Dino está animado com a tal possibilidade de fusão e tem chamado o eventual futuro partido de “MDB da esquerda”.

“Tenho um grande apreço pelo Dino, até porque somos ambos socialistas. Ele demonstra uma simpatia pelo PSB. Mas a própria presidente do partido dele disse na última semana que essa história de fusão não existe.”

Para Siqueira, “ficar opinando” sobre algo que, segundo ele, ainda não está sendo discutido internamente “vai criar confusão na cabeça dos militantes”.

“Não quero ficar dando declarações sobre isso. Se acontecer essa fusão, ela deverá ser primeiro discutida internamente, antes de se tornar pública”, acrescentou.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens