Fechar
Buscar no Site

Presidente de Associação denuncia que apartamentos do PAC Rio Anil foram entregues de forma irregular

O presidente da Associação de Moradores do residencial PAC Rio Anil/Monte Castelo, Rosinaldo dos Santos Entrega, denunciou ontem (8), em audiência ocorrida na Câmara Municipal, que a entrega das unidades habitacionais do programa PAC Rio Anil (projeto de urbanização de áreas de palafitas) foram feitas de forma irregular. Segundo ele, a maioria dos apartamentos nas áreas dos bairros da Camboa e Liberdade foram destinadas à parentes de integrantes da Comissão de Acompanhamento de Obra (CAO).

O presidente da Associação de Moradores informou que já formalizou denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) e a outros órgãos competentes quanto as irregularidades. “Após denunciarmos, a Secretaria das Cidades (Secid) retirou algumas pessoas dos apartamentos, no entanto grande parte dos parentes das pessoas que fazem parte do CAO continuou”, disse.

De acordo com Rosinaldo dos Santos, das 3.500 unidades habitacionais previstas no programa, apenas 527 foram entregues. O projeto é uma parceria dos governos estadual e federal celebrado na gestão do então ex-governador Jackson Lago.

A primeira etapa do programa prevê a construção de 11 condomínios em um total de 3.500 unidades habitacionais de 42 metros quadrados que darão abrigo digno para 12.060 famílias de São Luís que hoje habitam nas palafitas. As obras que deveriam ser executadas no prazo de 36 meses, foram paralisadas e sofreram atraso desde a posse da governadora Roseana Sarney.

“As palafitas ainda existentes estão todas dentro da maré. As moradias provisórias (casinha preta) feitas pela Secid estão todas alagando. Muitos moradores deixaram os abrigos e passaram a morar em casas alugadas pelo governo. Mas o valor de 200 reais que a Secid dava era muito pouco”, contou Rosinaldo, ao informar que 320 unidades habitacionais estão sendo construídas, sem previsão de entrega, no Porto de Roma (Fé em Deus).

O presidente disse ainda que a comunidade está pedindo o afastamento dos integrantes do CAO. “O pedido já foi feito ao Ministério Público. Vamos aguardar quais providências serão tomadas”, assinalou.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens