Fechar
Buscar no Site

Preparo não falta

Por José Reinaldo

O governador eleito do Maranhão tem causado ótima impressão entre pessoas que assistem às suas entrevistas nos órgãos nacionais. Com efeito, vai ficando positivamente conhecido no Brasil inteiro. Sua afirmação de que, como “comunista”, trará o capitalismo para o Maranhão e de que fará uma gestão pautada na lei e respeitando-as tranquiliza investidores assustados com antigas práticas habituais no estado que afugentaram muitas empresas e empreendimentos possíveis de serem aqui instalados.

Ademais, chamo a atenção para um fato muito importante, fundamental para o entendimento da formação do novo governador: no momento atual ele é o único que usufruiu de grande experiência nos três poderes da República; afinal, foi juiz federal – galgando todos os degraus da carreira, chegando até a ser muito lembrado para ministro do Supremo; foi deputado federal – com desempenho avaliado em todos os anos sempre entre os melhores do país, além de ter presidido a Embratur. Dessa forma, pertenceu ao Poder Judiciário, ao Poder Legislativo, e ao Poder Executivo.

Agora, com toda essa bagagem, inicia uma história no executivo estadual sob grande apoio popular e enorme expectativa nacional. Quem mais, no cenário atual, chega ao governo com tão grande experiência? Até onde consigo vislumbrar, ninguém.

É claro que isso, por si só, não garante uma grande administração, mas é muito promissor. Todos sabemos que o Maranhão está tão afundado no poço que precisará do apoio de todos para vencermos os grandes desafios a enfrentar. E Flávio Dino inspira confiança, passa sinceridade, confiabilidade e facilita o apoio e o desejo de participar desse movimento de mudança, dentro e fora do governo.

Governar é uma construção diária. É complexo fazer a máquina governamental funcionar, é preciso motivá-la constantemente e usar mecanismos eficientes de controle para acompanhar diariamente as ações das diversas pastas. Os responsáveis, sabendo que serão fiscalizados, se esforçarão mais e a máquina se tornará mais eficiente. Eduardo Campos fazia reuniões com os secretários já sabendo como estavam os projetos e convidava o Ministério Público e o Tribunal de Contas. Também era obrigatória a presença do secretário de Meio Ambiente, para que qualquer eventual queixa dos órgãos do sistema ambiental sobre obras, ou que as tivessem impactando, pudesse ser esclarecida de pronto ou encaminhada e as desculpas não se eternizassem. Eduardo era muito bom como político e administrador.

Pois bem, Flávio vai completando a sua equipe de governo, tarefa difícil e complexa, sob boa aceitação pública. É perfeita? Claro que não, e é provável que nem todos cheguem ao final. Mas inspira confiança na sociedade.

É imperioso que todos ajudemos. Sem sectarismos políticos, pensando apenas no Maranhão, que merece e tem tudo para ser um grande estado. Vamos acreditar e ajudar o governador a fazer um grande governo.

Mudando de assunto, na semana passada participei da inauguração de um resort em Carolina. Trata-se de mais um empreendimento do empresário Pedro Iran, um homem obstinado, que acredita no Maranhão e na região onde vive. Uma importantíssima iniciativa do empresário com financiamento parcial do Banco do Nordeste. O resort está localizado em meio a uma paisagem deslumbrante na Chapada das Mesas e que tem como atrativo principal a paradisíaca cachoeira de Pedra Caída. Com quartos confortáveis e bem equipados, o hotel tem tudo para agradar o turista, que poderá visitar a partir dali toda a região e suas belas paisagens. Na parte mais alta, no topo de um morro da região, construiu-se um local para meditação e contemplação, uma edificação com formato de pirâmide, para onde se vai por meio de uma tirolesa, desfrutando a vista magnífica. Já o acesso a Pedra Caída é feito em carros elétricos ou jipes tracionados.

Pedro Iran construiu um empreendimento que vai mudar o turismo na região e incentivar as empresas de aviação a colocar uma linha aérea regional regular, pois possui um aeroporto muito equipado que precisa apenas de iluminação da pista para poder viabilizar também voos noturnos.

No meu governo, tivemos uma visão nesse sentido quando fizemos o aeroporto de Barreirinhas, que o prefeito Leo Costa completa agora, fazendo o muro em torno do terreno, fundamental para o seu funcionamento, e a estação de passageiros. Só ficará faltando a iluminação da pista.

Naquela época, fizemos também a Beira Rio, até hoje a mais importante obra turística, urbana realizada na cidade, e levamos o complexo de segurança da Polícia Militar e Civil. Equipamos e fizemos funcionar o hospital da cidade, assim como os serviços de água, esgoto e limpeza urbana. Também providenciamos que fosse embutida toda a fiação elétrica da avenida principal de acesso à cidade em dutos subterrâneos, assim como novo revestimento naquela avenida. Com tudo isso, o turismo tomou impulso e dezenas de hotéis e resorts foram concluídos, bem como restaurantes e outros empreendimentos.

Na época investimos também em Carolina e fizemos parceria com a CVC, empresa nacionalmente conhecida de turismo, que fez vários voos destinados à Chapada das Mesas e a Carolina. Mas faltava ao local bons hotéis e a iniciativa não funcionou como desejávamos.

Agora temos a base que faltava e o turista vai encontrar na região muito conforto, comodidade e muito lazer para a família e as crianças.

Essa região vai finalmente ter a evolução que perdeu no passado, quando o traçado da rodovia Belém-Brasília foi desviado, não passando mais por Carolina. Isso causou grande perda de dinamismo local, iniciando uma estagnação econômica que perdurou durante longo tempo…

Finalmente tudo pode mudar.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens