Fechar
Buscar no Site

Prefeitura volta a realizar a Feirinha São Luís em três pontos do Centro Histórico, neste domingo (25)

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), retoma, neste domingo (25), a Feirinha São Luís, evento que reúne produtos agroecológicos, exposição e comercialização de artesanato, artes plásticas e literárias, gastronomia, apresentações culturais e apresentações de artistas locais. A partir de agora, a programação acontecerá das 9h às 16h e ocupará três pontos do Centro Histórico, com apresentações musicais do Duo Musique e Teresa Canto.

O novo formato é uma determinação do prefeito Eduardo Braide e visa ocupar ainda mais o Centro Histórico da capital maranhense, aos domingos, além de atender às medidas sanitárias do Município, em prevenção à Covid-19. As atrações da Feirinha São Luís estarão distribuídas tanto na Praça Benedito Leite, onde o evento se originou, quanto nas ruas de Nazaré e do Egito, todos os pontos localizados no mesmo perímetro, um dos mais visitados pela população e turistas.

“A partir de agora, a Feirinha São Luís vai ser maior e ainda melhor. Além da Praça Benedito Leite também vamos estar nas ruas de Nazaré e do Egito, onde todos poderão encontrar uma diversidade de atrações, produtos e serviços. Teremos espaços para crianças, pets, para piquenique, além de espaço para os nossos expositores, alimentação e, também, apreciar a boa música. Tudo pensado para dar conforto e segurança aos visitantes”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e conta com a participação das secretarias municipais de Cultura (Secult), Turismo (Setur), Saúde (Semus), Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), Trânsito e Transportes (SMTT), Comunicação (Secom), Pessoa com Deficiência (Semeped), Segurança com Cidadania (Semusc) com a Guarda Municipal; de Urbanismo e Habitação (Semurh) com a Blitz Urbana e Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph).

Espaços e serviços 

Na Praça Benedito Leite, a grama dos canteiros e a sombra das árvores estarão reservadas exclusivamente para as atividades infantis e quem estiver a fim de um piquenique em família. Lá, funcionará a Central de Atendimento ao Turista (CAT) com informações especializadas para aproveitar a viagem ao Destino São Luís, o setor Institucional e o Espaço Pet, formado por empreendedores do setor. No local, também estará instalado o primeiro dos dois palcos que integrarão o evento: o Palco Coreto. Neste primeiro dia da volta das atividades, o som no espaço ficará por conta da cantora Teresa Canto, que animará a todos das 11h30 às 13h.

Ainda na Praça Benedito Leite, estarão localizados os expositores de artesanato com uma variedade de peças e objetos decorativos regionais e produtores agroecológicos, um dos principais atrativos da Feirinha São Luís. Nos stands poderão ser encontrados alimentos de origem vegetal ou animal oriundos da agricultura familiar da zona rural, de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais e produzem alimentos livres de contaminantes, além de protegerem a biodiversidade.

Na Rua de Nazaré, que liga a Praça Benedito Leite à Praça João Lisboa, estarão concentrados os vendedores de comidas típicas e doces, além de outros alimentos próprios da Feirinha São Luís. As barracas estarão instaladas dos dois lados, tornando o espaço um verdadeiro corredor do que há de mais saboroso na gastronomia local e maranhense.

Já na Rua do Egito, vão estar localizados os trailers de food truck. Mais um espaço da gastronomia, onde os visitantes da Feirinha São Luís poderão desfrutar do melhor na culinária, além de barracas que estarão autorizadas a vender bebidas alcoólicas artesanais. No local também haverá música. Ao som de Duo Musique, que se apresentará no Palco Esquina, das 11 às 13h, entre as ruas do Egito e de Nazaré, os visitantes também vão poder aproveitar e matar a saudade dos domingos na feirinha.

“A Prefeitura está voltando a realizar a Feirinha São Luís, que movimenta o comércio local e garante emprego e renda para aqueles que comercializam seus produtos. Agora vamos oferecer novo formato para garantir mais comodidade a quem visita o local e também como forma de prestigiar os espaços históricos de nossa capital. A nova estrutura proporcionará segurança em visitar e adquirir os produtos que são comercializados na nossa feirinha”, destacou o secretário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Liviomar Macatrão.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens