Fechar
Buscar no Site

Prefeitura lança programa “Educar Mais: Juntos no Direito de Aprender”

O prefeito Edivaldo lançou, nesta quarta-feira (28), o programa “Educar Mais: Juntos no Direito de Aprender”, que entre outras ações e projetos vai implantar o Sistema Municipal de Avalição de São Luís, fortalecer os programas da formação continuada e atualizar a proposta curricular da rede municipal de ensino. A implantação do Sistema de Avalição é uma das mais fortes ações do programa que está sendo feito em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Ao falar da importância do programa, o prefeito Edivaldo destacou que ele consiste em um novo sistema de avaliação da rede pública municipal, com metas definidas e que vai permitir acompanhar, de forma individual, cada aluno. “A meta do programa é melhorar o nosso Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que já vem em uma curva crescente, e continuar investindo na educação na nossa cidade”, disse o prefeito que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito, Julio Pinheiro e do secretário de Educação, Moacir Feitosa.

Edivaldo completou dizendo que a Prefeitura já vem investindo forte na melhoria da estrutura física das escolas, na valorização dos profissionais da educação e que o programa vem somar na gestão. Ao falar para um auditório lotado de professores, gestores, coordenadores, funcionários e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o prefeito conclamou a todos a se engajar nesse que é um projeto que trata melhorias para todos.

“Esta é mais uma ação positiva que estamos lançando em nossa gestão. E nós temos investido, mesmo com todas as dificuldades. Tenho dito a Moacir (Feitosa) que a Educação é a principal prioridade do nosso governo, a educação em primeiro lugar”, reforçou o prefeito. “Esse programa que estamos lançando precisa contar com o apoio de todos para atingirmos as metas desejadas”, acrescentou o prefeito.

AVALIAÇÃO

O sistema de avaliação implantado a partir do programa visa a consolidação de uma cultura de avalição na rede pública de ensino, baseada em princípios fundamentais, tais como descentralização, gestão participativa, formação continuada, que vão permitir a elevação da qualidade educacional, construída na coletividade e demarcada por indicadores educacionais bem definidos.

O vice-prefeito Julio Pinheiro destacou que a avaliação é um mecanismo necessário para que se possa ajustar a forma de abordagem do ensino. “É preciso olhar o aluno porque ele é o principal ator, o sujeito do processo educacional e o foco da rede”, disse Julio Pinheiro.

A data para a primeira avaliação já está marcada, será dia 16 de agosto. “A parte mais complexa, do ponto de vista da operacionalidade, começa a partir de agosto, quando será feito o primeiro diagnóstico. Em 15 dias nós já teremos a avaliação e, a partir daí, estaremos reunidos para fazermos o planejamento das intervenções, conforme determinação do prefeito Edivaldo”, explicou o secretário Moacir Feitosa.

O lançamento do programa contou com as presenças do defensor público do Estado, titular do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente, Joaquim Neto; a professora Ana Lucia Gazola, da Universidade Federal de Minas Gerais; professora Katia Mesquita, coordenadora do Centro de Política Públicas; professora Mariza Borges, representado o pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal do Maranhão, Fernando Carvalho. Os secretários municipais Andreia Lauande (Semcas) e José Cursino (Seplan); os secretários adjuntos Israel Ferreira (Setur) e Nazareth Garcês (Semcas), e o procurador-geral , Jackson Castro (PGM).

Para a professora Maria do Rosário, o programa é mais uma ferramenta importante para a melhoria da qualidade do ensino no município. “É um programa que vem dar mais suporte para os professores, nos preparando para trabalhar mais em prol de um melhor aprendizado no aluno. A avaliação é importante para dizer quais os pontos devem ser melhorados”, disse.

Mercês de Jesus, diretora de escola, também destacou a importância da iniciativa da Prefeitura. “É uma ação importante, que trabalha principalmente para o aluno, sem esquecer a formação de professores. Nossas crianças precisam desses programas e do entusiasmos da Secretaria de Educação para que que transforme a vida dos alunos”, disse.

O também diretor de escola, José Raimundo Lobato, completou dizendo que a contribuição do programa será, principalmente, para o aprendizado dos alunos. “Com o diagnóstico que será feito, será possível pontuar de forma clara onde estão as falhas e corrigi-las”, observou.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens