Fechar
Buscar no Site

Prefeitura inicia grande operação de limpeza em São Luís

A Prefeitura de São Luís iniciará, na segunda-feira (27), uma grande operação de limpeza em ruas, vias, corredores e praças da capital. A Operação Limpeza Rua a Rua será uma ação complementar aos trabalhos que já vêm sendo executados nos bairros da cidade e terá duração de 60 dias, atingindo cem por cento dos logradouros da área urbana.

4862Operação_Limpeza_Rua

Foto: Honório Moreira

A apresentação dos detalhes das intervenções a serem executadas ocorreu em solenidade realizada nesta sexta-feira (24), no auditório Reis Perdigão, na Prefeitura. O secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), José Silveira, ao fazer a explanação, ponto por ponto das ações, ressaltou que a mega operação de limpeza se dará de forma paralela aos trabalhos normais de limpeza já realizados no município.

“Não vamos deixar nenhum ponto sem que a limpeza seja completa. É uma ação de ordem impactante, de grandeza especial, no qual vamos tirar todo o lixo represado de muito tempo, que nunca foi recolhido. Para isso, queremos que a população nos ajude, colocando do lado de fora de casa o máximo de inservíveis”, explicou o titular da Semosp, ao frisar que a meta é melhorar ainda mais os serviços de limpeza pública na capital.

A operação atenderá 3.124 ruas, num total de 2.160 km de vias, envolvendo 650 agentes de limpeza, e consistirá em serviços de capina, roçagem manual e mecanizada, raspagem, coleta e remoção de resíduos e pintura de meio-fio. As equipes, formada por atuarão em quatro áreas (A, B, C, D), dentro de um planejamento rigoroso elaborado pela Semosp, em conjunto com a São Luís Engenharia Ambiental (SLEA), empresa que opera a limpeza pública na cidade.

Durante o detalhamento da operação, José Silveira fez um breve informe das mediações que resultaram na reavaliação e realinhamento do contrato existente de Parceria Público Privada entre a Prefeitura e a SLEA. “O contrato feito pela gestão anterior não incluía todas as ordens de serviços. Por exemplo, não constava o item capina. Depois de intensas negociações, e aqui agradecemos de público a SLEA, fizemos uma repactuação, inserindo novas incumbências. Conseguimos também reduzir o custo em R$ 4 milhões por mês e diminuição em um total de 800 milhões no valor total da PPP”, destacou.

Na segunda-feira, a operação será deflagrada, inicialmente, na área A, que abrange bairros como São Francisco, Renascença, Olho D´Água, Calhau, Lagoa e outros. A comunidade será informada dos locais da Limpeza Rua a Rua por meio de jornal, outdoor, bikesom, campanha em rádio e TV. “Bom frisar que pode haver a reestruturação do cronograma para atender novas demandas. Estaremos monitorando o desenvolvimento das metas estabelecidas em tempo real e de corpo presente. É um compromisso nosso com a população fazer uma limpeza por completo“, garantiu Silveira.

O secretário de Comunicação, Márcio Jerry, enfatizou que os esforços imprimidos neste setor inserem-se no contexto do Pacto por São Luís, que será apresentado na próxima segunda-feira (27), às 9 horas, no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa do Maranhão. “É um esforço positivo concentrado da atual administração que busca, de forma partilhada, reduzir sensivelmente o grande déficit da cidade”.

A Semosp fará um acompanhamento diário e semanal dos trabalhos executados, sendo disponibilizado para acompanhamento no site da Prefeitura. Atrelado à linha de atuação operacional, serão desenvolvidas campanhas de conscientização, com ações educativas e de mobilização através de campanha nos meios de comunicação.

Participaram também da solenidade o vereador Edmilson Jansen e o diretor executivo do SLEA, André Monteiro.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens