Fechar
Buscar no Site

Prefeitura encerra 14ª Feira do Livro de São Luís, edição que teve recorde de público

Após 10 dias de extensa programação, a 14ª Feira do Livro de São Luís (FeliS) foi encerrada no domingo (12). O evento deste ano reuniu mais de 150 mil pessoas ao longo de sua duração, sendo a edição recordista de público, segundo a Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Pessoas de todas as idades visitaram stands de livrarias, sebos literários e editoras institucionais, além de participarem de atividades culturais, lúdicas, palestras entre outras. Realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secult e Secretaria Municipal de Educação (Semed), a 14ª FeliS aproximou autores e leitores, democratizando o acesso à leitura.

De acordo com a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, que participou do encerramento da 14ª FeliS, representando o prefeito Eduardo Braide, a edição deste ano marcou o reencontro do público da feira com autores e livreiros.

“O que vimos este ano foi uma grande movimentação diária de pessoas consumindo literatura, consumindo cultura. Foram 10 dias de muitas atividades, oficinas, palestras, apresentações teatrais, lançamentos de livros, entre outras atividades para que as pessoas saudosas pudessem voltar a viver este momento”, afirmou, acompanhada de seu esposo, Sandro Ribeiro, e a filha do casal, Sofia.

A professora Letícia Gomes, 44 anos, era uma das milhares de pessoas que aguardava ansiosa o retorno da feira.

“Eu frequento a Feira do Livro desde a quinta ou sexta edição. É uma oportunidade única de ouvirmos de perto autores que lemos em casa, de assistirmos uma programação cultural de qualidade e poder comprar livros com preços mais acessíveis. Então, senti falta no ano passado e fiquei contente quando soube que ela seria realizada este ano”, disse.

Assim como ela, milhares de pessoas lotaram os stands montados na Praça Maria Aragão, que reuniram desde grandes livrarias a pequenos sebos, dando oportunidade de acesso a conteúdo literário diversificado e amplo. O evento deste ano contou com o apoio do Instituto Cultural Vale. O secretário Municipal de Cultura, Marco Duailibe, destacou que o balanço da 14ª FeliS é positivo.

“Durante 10 dias nós recebemos grandes autores. Foi uma edição de grande proveito, com recorde de público, somando mais de 150 mil pessoas que participaram das diversas atividades promovidas na feira ou visitaram os stands de venda de livros. Foi também um momento importante para aproximar leitores, autores e livreiros, que acabaram se distanciando por causa da pandemia. O que percebemos é que mesmo com toda a tecnologia o livro físico ainda desperta grande interesse”, informou.

No último dia de feira muitos livreiros investiram em promoções para atrair ainda mais clientes. A estratégia deu certo.

“Eu vim apenas para visitar. Não tinha intenção de comprar nada, mas achei alguns livros interessantes com preços de R$ 5,00 ou R$ 10,00. Acabei comprando três. Dois são para mim e um é presente”, comentou a estudante Luiza Vieira, 22 anos.

Reunião de grandes autores

Entre os convidados deste ano, os autores Matheus Gato, Fabrício Carpinejar, Beto Nicácio, Pedro Sampaio, Martha Medeiros, Jessé Sousa, Marilda Castanha, Rosa Amanda Strausz, Ilan Brenman e Adriana Falcão apresentaram palestras ou oficinas sobre os mais variados temas.

Tendo como patrono Nascimento Morais Filho, a edição deste ano da FeliS, como não poderia deixar de ser, também louvou os autores locais. Dagmar Desterro e Arlete Nogueira da Cruz foram homenageadas e Nauro Machado teve seu segundo livro póstumo lançado durante a feira.

Com o tema “A liberdade nasce na consciência”, a 14ª FeliS também foi um espaço de discussão de assuntos importantes à sociedade como racismo, violência contra a mulher, políticas de inclusão para pessoas com deficiência entre outros. Os debates aconteceram em rodas de conversa, sessões de bate-papo e palestras ao longo dos 10 dias de evento.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens