Fechar
Buscar no Site

Prefeitura de São Luís executa etapas 2 e 3 da obra do VLT

A obra de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que está sendo realizada pela Prefeitura de São Luís, segue de forma célere e cumpre o cronograma estabelecido. O secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral Marques, disse, nesta terça-feira (09), que a Prefeitura executa as etapas 2 e 3 do projeto. A etapa 1, explicou ele, já foi concluída e os testes neste trecho (Terminal da Praia Grande – Mercado Peixe) foram finalizados.

O secretário informou que as intervenções da etapa 3, que vai da rotatória do Bacanga até a Rádio São Luís, já iniciaram. “Estão sendo feitos os serviços de terraplanagem para a colocação da grade ferroviária”, salientou José Arthur Cabral. Ele ressaltou que, em relação às árvores que estão sendo removidas neste trecho, será feito o replantio em outra área.

As intervenções da etapa 3, que vai da rotatória do Bacanga até a rádio São Luís, já iniciaram.

As obras da etapa 2, segundo José Arthur, também acontecem e vão do trajeto do Mercado do Peixe à rotatória do Bacanga. “As intervenções encontram-se na fase de compactação do sub-leito, que serve de preparação para a instalação dos dormentes e dos trilhos”, frisou. A previsão de conclusão tanto da etapa 2 quanto da etapa 3 é em meados de novembro.

Ajuste – Um ajuste do traçado foi feito no trecho que abrange um posto de combustível, no Anel Viário, na altura do bairro do Desterro. A montagem dos trilhos (grade ferroviária), naquela área, está sendo realizada entre o posto e o Mercado do Peixe.

“Verificamos que não será necessário retirar o posto de combustível. Para tanto, as bombas e os tanques do posto serão removidas para um local mais à frente. Sendo assim, o traçado vai passar entre um espaço do posto e o Mercado do Peixe”, explicou José Arthur.

O adjunto da SMTT disse que, entre o posto e a via permanente (grade ferroviária), é construída uma parede corta-fogo (anteparo para evitar a propagação de fogo). “Não é obrigatório, mas faremos por motivo maior de segurança”, frisou.

Testes concluídos no primeiro trecho – Os testes com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no primeiro trecho de 800 metros, entre o Terminal de Integração da Praia Grande ao Mercado Peixe, foram finalizados. Técnicos da fábrica (Empresa Bom Sinal) estiveram em São Luís realizando os testes com o veículo e dando treinamento de operação e manutenção.

“Foram testes de funcionamento da parte operacional, portas, motor, painéis, sistema de ar-condicionado”, explicou o secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral Marques.

De acordo com ele, é procedimento técnico que ocorram os testes estáticos (via permanente) e dinâmicos (veículo), com passageiros e sem passageiros. “O VLT precisa circular na via, também com passageiros, a fim de que sejam feitos os alinhamentos necessários e a soldagem dos trilhos”, assinalou José Arthur.

Os testes com o Veículo Leve sobre Trilhos no percurso inicial serviram para avaliar a instalação de equipamentos eletrônicos e aferir a eficácia de todos os procedimentos operacionais.

Na operação, foi checado o funcionamento do sistema e analisadas todas as leituras obtidas durante o trajeto, através de aferições de estabilidade do equipamento, testes de aceleração e frenagem, os tempos de viagem, velocidade entre outros.

“Os testes de ajustes são necessários e continuarão sendo realizados à proporção que os outros trechos forem concluídos”, esclareceu Cabral.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens