Fechar
Buscar no Site

Prefeitura de São Luís deve vacinar mais de 3.000 idosos do CadÚnico contra a Covid-19

Cerca de 3.200 idosos com idade acima de 85 anos, registrados no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, estão sendo buscados por equipes dos 20 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da Prefeitura de São Luís, para garantir a vacinação contra a Covid-19 para esse público. A busca ativa é uma determinação do prefeito Eduardo Braide e alcança os idosos sem acesso à plataforma #VacinaSãoLuís.

As equipes iniciaram os trabalhos pela Zona Rural da capital. Na quinta-feira (4) foi feito o levantamento e já na sexta-feira (5), os idosos da Ilha de Jacamim foram vacinados. No sábado (6), as equipes do CRAS irão fazer o mapeamento do São Francisco, Vila Nova, Turu e Cidade Olímpica, para comunicar o dia e horário da vacinação, que acontecerá em local sinalizado no próprio polo.

No São Francisco, entre os 80 idosos que estão cadastrados no CadÚnico, acompanhados pelo CRAS da área, está José Gomes, de 94 anos. “Essa vacina é uma esperança que a gente tem de voltar à normalidade. Tenho fé em Deus que tudo vai dar certo depois que todo mundo receber a vacina. No meu caso, eu faço questão de ir ao local necessário para receber a minha dose da vacina contra essa doença que tirou o sossego de todos”, pontuou.

Cecília Sousa, de 90 anos, também recebeu profissionais do CRAS do São Francisco. “Essa visita é uma maravilha. Já estávamos até pensando como que ia ser para vacinar, pois não sabíamos para onde ir, só vimos no jornal que teria de fazer um cadastro na internet. Então, sabendo agora para onde e quando ir, facilita bastante”, disse a idosa.

Na área do São Francisco, as visitas foram realizadas nas comunidades Buriti, Calhau, Conjunto Basa, Conjunto São Marcos, Ilhinha, Jaracaty, Lagoa da Jansen, Morros, Loteamento Alterosa, Planalto Calhau, Poções, Ponta D’areia, Ponta Do Farol, Portelinha, Renascença I e II, Santa Eulália, Santa Luzia, Sítio Campinas, Vila Jumento, Vila 25 de Maio. Nesse polo, a vacinação dos idosos cadastrados acontecerá durante a manhã e tarde da próxima segunda-feira (8).

Nesse mesmo dia, deve ser concluído o processo iniciado pelos CRAS da Cidade Olímpica, Vila Nova e Turu que abrangem, juntas, 40 comunidades aproximadamente. Todo o processo de busca ativa, a ser realizado pelos demais CRAS espalhados pela cidade, tem previsão de ser finalizado no próximo dia 16 de fevereiro. A vacinação dos idosos com mais de 85 anos acompanhados pela instituição deverá ser concluída até o dia 17.

“A missão da assistência social é exatamente chegar a quem dela mais precisa. Estamos em um esforço conjunto para ir à casa de cada idoso, com mais de 85 anos, que está na base do CadÚnico. Nosso objetivo é um só: garantir que eles tenham seu acesso à vacinação”, destacou a secretária da Semcas, Rosângela Bertoldo, que coordena a busca ativa de idosos do Cadastro Único.

O conteúdo deste blog é livre e seus editores não têm ressalvas na reprodução do conteúdo em outros canais, desde que dados os devidos créditos.

mais / Postagens